Acabado de chegar de Itália na segunda-feira, na terça João Almeida esteve presente no lançamento da 30ª Volta a Portugal do Futuro e 3º Prémio CMTV, que arranca hoje (1 de junho) nas Caldas da Rainha, numa etapa que tem final em Pombal.
“Estou aqui porque Caldas da Rainha é a terra onde nasci, mas também porque é muito importante continuar a apostar no ciclismo de formação. Não temos assim tantas provas em Portugal para os Sub-23, por isso esta merece destaque”, disse o ciclista da Emirates, que saiu ainda júnior para o estrangeiro, pelo que nunca chegou a competir nesta prova.
O caldense realçou que os escalões de formação são cada vez mais importantes e precisam de atenção. “No ciclismo moderno, cada vez mais cedo os ciclistas começam a estar em grande forma, a fazer grandes resultados, portanto é importante apostarmos neste tipo de provas”, acrescentou.
Para Joaquim Beato, vice-presidente da Câmara das Caldas, “é um orgulho para nós receber esta prova”, adiantou, salientando a ligação que as Caldas tem com o ciclismo, sobretudo agora com uma figura tão importante na modalidade como é João Almeida.
Também para os escalões de formação, A-dos-Francos vai acolher no dia 8 de junho o Prémio João Almeida, onde o ciclista estará presente. “Acho que é importante. É uma coisa simples, por agora, mas é um orgulho ter um prémio com o meu nome e espero que se mantenha muitos anos e que vá evoluindo”, disse João Almeida.
Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, disse à Gazeta que a realização desta prova é uma homenagem “pelo imenso orgulho que temos nele e uma retribuição também pela visibilidade que o João está a dar à freguesia, que tem sido tão promovida pelos feitos dele”. ■