Caldas, Vidais e Ribafria em destaque na Gala do Futebol Distrital

0
841
Prémios aos árbitros que subiram de categoria e o Núcleo de Árbitros do Oeste voltou a estar em evidência. O caldense António Nobre foi promovido a internacional
O Caldas foi duplamente clube excelência, na formação e no saber estar no futebol, e ainda viu o reforço Pedro Faustino ser considerado o jogador do ano na Gala do Futebol Distrital da AF Leiria. O NDA Vidais teve a melhor treinadora e a melhor jogadora de futsal feminino. Destaque ainda para o CRP Ribafria, que foi considerado clube excelência na formação de futsal.
O prémio melhor atleta-aluno teve como vencedor João Frazão, dos iniciados do Nazarenos. Foram distinguidos três atletas da AE Óbidos, Francisco Martins, Bernardo Barros e Isabel Cardoso.

O Caldas foi dos clubes mais premiados da noite na Gala do Futebol Distrital da AF Leiria, que decorreu no passado dia 13 de Setembro no Teatro José Lúcio da Silva, na capital do distrito.
O clube alvinegro subiu sete vezes ao palco e venceu dois dos prémios mais apetecíveis da noite, nomeadamente o prémio Excelência na Formação de futebol (à frente do Ginásio de Alcobaça e da U. Leiria) e também de clube de Excelência no programa Saber Estar no Futebol, associado às práticas de ética e fair-play. Pedro Faustino, médio criativo contratado ao Marinhense e que tem estado em destaque neste início de época do Caldas, foi aclamado jogador do ano pela sua influência no ano dominador dos marinhenses na temporada passada, na qual conquistou campeonato, taça e supertaça.
Além destes prémios, o Caldas subiu ao palco para receber os diplomas pelos títulos no torneio de abertura de futebol de 9 (Sub13), no Grupo B da I Divisão de Iniciados e ainda pela dobradinha da equipa de juniores, no desfile dos campeões.
A equipa de juniores dos pelicanos ainda acrescentou ao rol de títulos o Prémio Fair Play daquele escalão atribuído pela AF Leiria em conjunto com a Gazeta das Caldas. Ao conjunto alvinegro só escapou o prémio de treinador do ano na formação, para o qual Vasco Silva estava entre os três nomeados.

VIDAIS DOMINA FUTSAL FEMININO

Se o Caldas se destacou no futebol, o mesmo aconteceu com o NDA Vidais Futsal, na variante feminina de pavilhão. A equipa caldense, que também fez a dobradinha na temporada passada, viu Susana Macedo ser considerada a treinadora do ano. Já para o prémio de jogadora do ano a formação dos Vidais tinha duas em três nomeadas: Pipa e Andreia Nascimento. O prémio, atribuído por votação dos treinadores, coube a Andreia Nascimento.
Há ainda a destacar a atribuição do prémio Excelência na Formação para o CRP Ribafria no futsal, com o Casal Velho a ficar em terceiro na mesma categoria.
Ainda na atribuição dos melhores do ano, há a destacar a presença de Xana e Filipe Pinheiro (Gaeirense), entre os finalistas para melhor treinador e melhor jogador de futsal, de Ricardo Marques (CRP Ribafria) e Luís Carapucinha (Casal Velho) para melhor treinador de formação de futsal e ainda de Paulo Couto (Peniche) para melhor treinador de futebol de formação.
No desfile dos campeões, os clubes da região foram chamados ao palco 18 vezes para receber taças e diplomas pelo títulos alcançados. Além do Caldas e do NDA Vidais, subiram ao palco a Ribafria, o Casal Velho, a Burinhosa, o Alvorninha, o Olho Marinho e o Gaeirense.

GAZETA DAS CALDAS
ASSOCIA-SE À DISCIPLINA

Como tem sido habitual nas últimas temporadas, Gazeta das Caldas voltou a associar-se ao prémio disciplina na variante de futebol nos escalões de iniciados, juvenis, juniores. Além do Caldas, também o Atouguiense venceu o prémio, nos iniciados, enquanto nos juvenis o prémio foi para o GD Ilha.
No futsal, também o Casal Velho foi distinguido com a sua equipa de iniciados.
Habitual tem sido igualmente a distinção dos atletas que se tornaram internacionais pela primeira vez na época passada. Entre estes estiveram duas atletas do A-dos-Francos, Marta Salvador e Maria Malta, ambas nas Sub15 de futebol. Paulo Ferreira, da Burinhosa, tornou-se internacional Sub19 no futsal e Ruben Brilhante, dos nazarenos do Sótão, conseguiu o mesmo no futebol de praia.
Novidade este ano foi a atribuição do prémio melhor atleta-aluno, que teve como vencedor João Frazão, que representou os iniciados do Nazarenos. Entre os nomeados, e também distinguidos, estiveram três atletas da AE Óbidos, Francisco Martins, Bernardo Barros e Isabel Cardoso.
Numa noite longa de homenagens, João Viola o presidente do GD Peniche foi distinguido a título póstumo por Mérito no Associativismo, assim como o jornalista Ângelo Gomes.
A AF Leiria também atribuiu prémios aos árbitros que subiram de categoria e o Núcleo de Árbitros do Oeste voltou a estar em evidência. António Nobre (promovido a internacional), Nelson Pereira (subiu à categoria 2 de árbitro assistente), as gémeas Daniela e Vânia Roque (CF futsal) e Henrique Brites e Rafael Marques (ambos promovidos a C2FP) foram os distinguidos.
O organismo que tutela o futebol no distrito atribuiu ainda lembranças aos clubes que concluíram o seu processo de certificação como entidades formadoras. Na região são apenas três, o SU Alfeizerense (centro básico), o Beneditense e o Ginásio de Alcobaça (2 estrelas).
A gala abriu com a tradicionais homenagem atribuídas pelos clubes. Oito clubes da região homenagearam colaboradores, foram eles o Caldas (Rui Almeida), a Areco (Vasco Silva), a Casa do Benfica nas Caldas da Rainha (Mário Duarte), o Alcobaça (José Possidónio), NDA Vidais (Pedro Leal), o Gaeirense (João Cascão), o Bombarralense (Sofia Ribeiro) e o Olho Marinho (Ana Sofia Mesquita).