Ciclismo: João Almeida mantém-se no pódio nos Emirados

0
231

João Almeida (Deceuninck Quick-Step) chegou esta terça-feira no grupo dos terceiros classificados da terceira etapa do Tour dos Emirados Árabes Unidos e desceu à terceira posição, mas acabou por reforçar a candidatura a um lugar no pódio final da prova.

Numa etapa que terminou no alto da montanha, a vitória foi discutida a dois entre Adam Yates (Ineos) e Tadej Pogacar (Team UAE), cabendo a este a vitória no sprint final. O duo chegou com com 48 segundos sobre o grupo de quatro ciclistas onde estava João Almeida, que foi sexto na etapa.

O caldense de 22 anos fez uma subida de grande nível, assumindo a perseguição ao duo da frente desde o ataque proferido a cerca de 4 quilómetros da meta, impondo um ritmo que permitiu minimizar as perdas para Pogacar e Yates.

Na geral, com as bonificações, Pogacar reforçou a liderança, que agora é de 43 segundos sobre Adam Yates, que é agora segundo. João Almeida caiu para terceiro a 1’03 de Pogacar, mas reforçou a margem para Harper, que é quarto a 40 segundos do português da Deceuninck.

João Almeida continua líder da classificação dos sprints intermédios, a par do francês Tony Gallopin (AG2R) e segundo na classificação por pontos, comandada por Pogacar, pelo que continuará a envergar a camisola verde.

Amanhã volta a disputar-se uma etapa plana, que deverá proporcionar uma chegada ao sprint. A estrada volta a inclinar na quinta-feira, para a segunda e última etapa de montanha, que deverá definir os primeiros lugares da prova que o português Rui Costa já venceu.