Ciclismo: Mais de 400 atletas na segunda edição

0
52
Participaram mais de 400 atletas de 39 equipas

Prémio é uma festa do ciclismo, com jovens de todo o país a participar

 

No domingo, dia 4 de agosto, A-dos-Francos recebeu mais de 400 jovens ciclistas de todo o país para o II Prémio João Almeida. A prova, que presta homenagem ao atleta natural da localidade, foi um sucesso desde a primeira edição e mostra que está consolidada nos calendários e que dinamiza a vila.
Se, no último ano, a dificuldade foi a chuva, este ano foi… o calor. Com a participação de 39 equipas de todo o país, ao longo do dia foi possível ver Escolas, Cadetes, Juniores e Sub23 a correr. João Almeida não conseguiu este ano estar presente, por estar a preparar a participação na Vuelta, mas deixou uma mensagem de agradecimento pela organização e apoio. “Boa sorte a todos os participantes”, desejou, concluíndo com o seu “Bota Lume!”. Já a mãe, Patrícia Gonçalves, mostrou o seu orgulho e deixou, também ela, o seu obrigado a todos pelo apoio e carinho. “Para o João é um orgulho muito grande um acontecimento destes na terra onde cresceu”, afirmou.
O presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, Paulo Sousa, frisou “um dia cheio de ciclismo”, destacando o papel de João Almeida na dinamização do ciclismo em Portugal. “Houve um acréscimo, quer na Ecosprint, e isso sentiu-se no concelho, quer em todo o país”.
A referência do ciclismo nacional, Paulo Martins, esteve em A-dos-Francos e salientou a importância destas provas para a juventude que “é o futuro do ciclismo português”. A evolução, com mais miúdos a competir nos últimos anos, é um facto que releva, assim como a consolidação de um pelotão feminino na formação. Paulo Martins, que é comentador de ciclismo na Eurosport Portugal, revelou à Gazeta que irá apadrinhar a Ecosprint, “com a projeção de novos patrocinadores que vão entrar e que vão fazer crescer esta escola de ciclismo que espero que consiga dar no futuro ainda mais do que já deu até agora, que foi muito importante, porque teve o João e o António Morgado”.
José Pedro Fernandes, da Caldas Ecosprint/E.Leclerc, agradeceu a atletas, pais, patrocinadores e à equipa de cerca de 80 pessoas que possibilitou a organização do evento. Este ano, entre os mais de 400 atletas houve quatro participações internacionais, sendo que “no futuro queremos ter mais”, referiu. ■