Ciclismo: João Almeida escalado para Vuelta e Giro no próximo ano

0
265379
Ciclista assinou duas épocas brilhantes na Deceuninck-Quick-Step

Caldense perspetiva primeira temporada ao serviço da UAE Emirates, com dois grandes objetivos. Tour ficará para mais tarde

João Almeida está a cumprir um merecido período de férias, mas a capacidade revelada nos dois primeiros anos no World Tour deixa água na boca para os adeptos da modalidade para 2022. O ciclista transferiu-se para a UAE Emirates, após duas temporadas brilhantes nos belgas da Deceuninck-Quick-Step, e tem na mira dois grandes objetivos: o Giro d’Italia e a Vuelta de España.
O 4º lugar no Giro em 2020, com duas semanas de camisola rosa, colou os holofotes no ciclista de A-dos-Francos, mas quem pensava que aquele registo tinha sido sorte de principiante rapidamente percebeu que estava equivocado. É que, meses depois do brilharete em terras transalpinas, João Almeida voltou a Itália já este ano e terminou a prova no 6º lugar, mesmo tendo sido prejudicado pela necessidade de, em muitos momentos, ter de ser o pronto-socorro da equipa.
Em 2021, o corredor não se ficou por aqui. Participou nos Jogos Olímpicos, foi campeão nacional de contrarrelógio e venceu a Volta à Polónia e a Volta ao Luxemburgo, além de ser 3º classificado no UAE Tour.
A performance do ciclista, de 22 anos, valeu-lhe, de resto, um brilhante 9º lugar no ranking mundial da UCI, com um total de 2.219 pontos amealhados. A lista é liderada por Tadej Pogacar, um dos novos companheiros de equipa de João Almeida, e a quem caberá participar no Tour de France em representação da UAE Emirates. O esloveno venceu as duas últimas duas edições da prova-rainha do circuito internacional.
O arranque da temporada de 2022 está agendado para o mês de fevereiro, com o UAE Tour, prova na qual o caldense deu nas vistas na época passada. Além do Giro, João Almeida está escalado para fazer a estreia na Vuelta, prova na qual chegou a estar inscrito este ano, mas que foi suprimida, em função da preparação para os Jogos de Tóquio. ■