O conjunto caldense dividiu grande parte do encontro, mas claudicou na parte final dos sets

Pavilhão Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha
Árbitros: Pedro Pinto e Luísa Barbeiro
SP. CALDAS 1
Bernardo Silva (L), Rafael Franco, Simão Teixeira (L), Kiká, Everton, Galo, Paulo Pereira, André Saliba, Nuno Pereira, Erick Costa, Tomás Rocha; James Coll
Treinador: Frederico Casimiro
ESMORIZ 3
Rafael Santos, Hugo Ribeiro (L), Roberto Reis, Gonçalo Sousa (L), Bruno Matos, José Pinto, Humberto Silva, José Andrade, José Neves, André Rosa, João Francisco, Frederico Santos, Frederico Batista
Treinador: Bruno Lima
Parciais: 25-22, 20-25, 21-25, 23-25
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

O Sporting das Caldas não conseguiu pontuar em casa com o Esmoriz no encontro que marcou o final da primeira metade do campeonato e caiu para o nono lugar, por troca com o Clube K. A segunda volta abre já esta noite, às 21h00, no Pavilhão Rainha D. Leonor num encontro com o vice-campeão Sporting.
A partida foi marcada por um grande equilíbrio em todos os quatro sets disputados, com alguns erros de parte a parte, mas também com os dois conjuntos a demonstrarem as suas forças nas acções de ataque e bloco à rede. No entanto, como é frequente no voleibol, a equipa nortenha acabou por desequilibrar a partida a seu favor na recta final dos três últimos sets, muito fruto da maior experiência do conjunto de Esmoriz.
A excepção foi o primeiro parcial, que saiu favorável aos caldenses por 25-22. Nos seguintes, os caldenses não foram capazes de manter a calma e a paciência necessárias para fazer face a um conjunto liderado por Roberto Reis, jogador com um forte currículo sobretudo ao serviço do Sp. Espinho, do Benfica e do Sporting, que soube levar o jogo para onde era preciso.
No segundo set o Esmoriz empatou com um ponta final forte após o parcial ter chegado empatado a 18 pontos. No segundo, o filme repetiu-se, com os caldenses a manterem o parcial equilibrado até aos 18 pontos, mas o Esmoriz a fugir de forma decisiva nos pontos seguintes.
Com a reviravolta no marcador, os caldenses precisavam de ganhar o set seguinte para, pelo menos, pontuar. Os caldenses andaram na frente no início do parcial, mas depois, mesmo com as equipas separadas por um ou dois pontos, foram sempre os visitantes a estar um passo à frente. Um ponto de Kiká ainda empatou o set a 23 pontos, mas um ataque e um bloco eficazes do Esmoriz fecharam o encontro a 1-3.
Com a vitória sobre o V. Guimarães no domingo, o Clube K passou os caldenses para ocupar o oitavo lugar.

KIKÁ, JOGADOR DO SCC
Jogámos bem


Nos três últimos sets o Esmoriz teve felicidade nos pequenos pormenores, é uma equipa supercompetitiva. É preciso ter muita paciência para fechar pontos contra eles e na parte final dos sets eles foram superiores. O primeiro set foi nosso e penso que jogámos bem independentemente do resultado, mas os pormenores fizeram a diferença. Era um bom jogo para nos juntarmos ao meio da tabela. Acabou agora a primeira volta e vamos querer entrar melhor na segunda, no final do campeonato os nossos objectivos vão ser cumpridos. O início de época foi complicado, agora estamos numa fase em que estamos mais rotinados e a jogar bem melhor, a segunda volta vai ser de certeza melhor para nós.

FREDERICO CASIMIRO, TREINADOR DO SCC
Mais maduros
Estas equipas são muito agressivas em termos de atitude e, apesar de não gostar de falar de arbitragem, deixou-se o jogo entrar numa situação em que toda a gente reclamava, inclusivamente os nossos jogadores. Não podemos entrar neste esquema de jogo de discussão, porque o foco deixa de estar no jogo e penso que foi o que aconteceu. Psicologicamente o Esmoriz esteve melhor que nós e foi um pouco por aí a decisão do jogo. Podíamos ter levado o jogo para um quinto set com um pouco mais de cabeça. O resultado não muda muito as coisas para nós, mas podiam ser mais alguns pontos. Não fizemos um mau jogo, mas temos que ser mais maduros nas alturas cruciais dos sets.