Pavilhão do Casal Velho
Árbitro: André Franco, Énio Pereira e Ruben Pedrosa, AF Leiria
CASAL VELHO 2
Rui Castelhano, Joãozinho, Filipe, Bruno Pinto, Rafael Fonseca, Sineta, Marco Oliveira, Careca, Flávio “C”, Marinho, Tiago Costa e Xalinho
Treinador: Artur Morais “Xá”
OLHO MARINHO 2
Luís Pina, Vítor Hugo, Paulo Fonseca, Fábio Catarino, Tchola, Rafael, Diogo Mesquita, Xuxu,
Tui, Lippi, Pinheiro e Brito “C”
Treinador: Ricardo Lobão
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Xuxu (7’), Bruno Pinto (31’), Careca (37’) e Rafael (39’)
Disciplina: Amarelo a Sineta (5’), Fábio Catarino (12’), Luís Pina (28’),Careca (29’),Tui (31’),Bruno Pinto (31’), Paulo Fonseca (31’), Filipe (31’), Rui Castelhano(33’), Joãozinho (34’)
O Casal Velho e o Olho Marinho empataram a dois no fim da primeira volta e mantém-se iguais em termos pontuais na II Divisão Nacional, a três pontos do líder. Num grande jogo de futsal, o empate traduz o equilíbrio que houve em campo, numa partida muito disputada.
A bancada estava muito bem composta, num jogo que levou centenas de pessoas a apoiar as respectivas equipas ou apenas a apreciar bom futsal.
O início do jogo foi renhido, mas logo aos 7’ Xuxu, numa arrancada em contra-ataque pela direita, desviou rasteiro para o primeiro. Os obidenses responderam bem e Fábio Catarino atirou à barra.
Perto do intervalo, Marco Oliveira não conseguiu bater o guardião forasteiro num livre de 10 metros.
No regresso das cabines manteve-se o equilíbrio, mas foi o Casal Velho quem esteve mais perto, com uma bola no ferro e uma grande penalidade defendida por Luís Pina.
Naquele que foi o minuto mais longo do jogo, com sucessivas paragens e quatro amarelos, aos 31’ Bruno Pinto converteu exemplarmente um livre directo e empatou o jogo.
Os guarda-redes brilhavam nas duas balizas até que a 3’ do fim, Careca tirou um coelho da cartola e marcou um golo de belo efeito ao receber de costas para a baliza e finalizar de calcanhar.
Os do Olho Marinho deram tudo por tudo e jogaram com guarda-redes avançado. O esforço dos obidenses foi premiado no último suspiro, com Rafael a concluir uma jogada de cinco para quatro.
O empate aceita-se pelo equilíbrio demonstrado na quadra e pela entrega das duas equipas. É um regalo para a vista assistir a futsal deste nível – com bonitas jogadas e cartadas táticas de parte a parte – aqui tão perto.
Nove elementos da formação
Da equipa do último ano do Casal Velho saíram cerca de metade dos atletas. As lacunas foram colmatadas com a contratação de Filipe Gonçalves (ala, ex-Burinhosa) e Bruno Pinto (universal, ex-Concha Azul) e com a promoção de juniores do clube.
O plantel conta actualmente com nove jogadores formados no clube alcobacense. O treinador Artur Morais “Xá” recordou que tem um plano de três anos para o clube, que entra este ano na última época. Tal como em 2016/17 o objectivo é manter a equipa na segunda divisão nacional o quanto antes, para depois poder sonhar com outros voos. Mas o treinador tem consciência de que “há planteis nesta divisão que são praticamente profissionais”.