A U. Leiria entrou com grande intensidade e chegou ao golo pelo caldense Pepo. O Caldas reagiu mas não conseguiu expor o guarda-redes Wilson a grandes situações de perigo.

Depois de ter começado com uma vitória um ciclo “infernal” que envolve encontros com as equipas do topo da tabela, o Caldas seguiu para Leiria para a segunda de três jornadas consecutivas contra os três primeiros da tabela.

Em Leiria, José Vala fez apenas duas mexidas na equipa que iniciou a jornada passada, embora trocando apenas um jogador. Cascão baixou para a lateral esquerda e Ricardo Isabelinha subiu ao 11 por troca com Flávio Passos. A alteração visaria ganhar velocidade num jogo em que o Caldas poderia aproveitar um pendor mais ofensivo dos leirienses.

Esse pendor confirmou-se nos primeiros minutos, visando sobretudo mais o flanco direito do Caldas, com Juvenal e Isabelinha a serem postos à prova de forma intensa por Tiago Cerveira e Ernest, muitas vezes ainda ajudados por João Vieira.

A U. Leiria não se limitava a atacar em permanência, o que terá sido um problema para o Caldas. Os leirienses convidavam o Caldas a expôr-se, recuperavam rapidamente a bola e, em progressão, aplicavam velocidade de frente para o objectivo, criando então muitas dificuldades ao reduto defensivo do Caldas.

Ao minuto 11 a U. Leiria chegava à vantagem, explorando justamente o flanco direito do Caldas. João Vieira ultrapassou a oposição de Isabelinha e Juvenal, entrou na área, cruzou atrasado e o médio caldense Pepo surgiu na zona de finalização para encostar para a baliza, com Luís Paulo a tocar mas a não conseguir suster a bola.

A ganhar, a U. Leiria viu a sua forma de jogar premiada e pouco alterou a sua filosofia de jogo. O Caldas começava a conseguir chegar mais longe em termos ofensivos, ganhando alguns lances de bola parada, mas teve que saber sobreviver aos ataques furtivos dos leirienses.

Ataques que foram perdendo fulgor, sobretudo no segundo tempo. O Caldas foi conseguindo ter mais bola, mas faltaram armas para penetrar na organizada defensiva da U. Leiria.

Leandro e Farinha foram os primeiros a conseguir rematar à baliza, mas em lances a partir da esquerda com os remates cruzados a saírem de longe e sem dificuldades para Wilson.

Era pelas alas que o Caldas conseguia criar mais desequilíbrios, mas os lances raras vezes resultavam em idas à linha e cruzamentos. E nas duas ocasiões em que os centros até saíram, um de Cascão e outro de Iuri, Farinha não conseguiu concretizar.

Iuri tinha entrado para o lugar de Ricardo Isabelinha, que teve que sair do jogo após entrada dura de Carlos Daniel a travar um contra-ataque. Na queda, o avançado do Caldas chocou desamparado com João Dias. O lance foi de tal forma aparatoso que do banco leiriense saltaram de imediato os dois elementos do corpo clínico, sem esperar sequer pela autorização da equipa de arbitragem, numa demonstração de fair play digna do cartão branco. O jovem atacante abandonou o estádio de ambulância e teve mesmo que ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

MELHOR DO CALDAS

Gazeta das Caldas - Caldas SCPAULO INÁCIO          3

A forma de jogar da U. Leiria pediu muito dos defesas do Caldas, mas sobretudo do seu médio mais recuado, que teve muitas vezes que se desdobrar no auxílio aos centrais e aos laterais. E no meio de todo o trabalho ainda teve arte para dois cortes acrobáticos em grande estilo.

CASCÃO, JOGADOR DO CALDAS

DE OLHOS NOS OLHOS

Sabíamos que era muito importante entrar bem, mas tivemos 20 minutos para entrar no jogo e o Leiria conseguiu marcar. Depois mostrámos que a diferença na tabela não traduz a diferença de valor das equipas. Jogámos olhos nos olhos e fizemos uma boa partida, foi pena o resultado. Sentimos a equipa a crescer depois da vitória com o Sintrense e temos dois jogos em casa para acabar bem o ano.

JOSÉ VALA, TREINADOR DO CALDAS

PAGÁMOS POR UMA MÁ ENTRADA

O Leiria entrou forte e tivemos algumas dificuldades. A partir daí reagimos, equilibrámos no último quarto de hora da primeira parte e a segunda parte foi nossa. Há que dar parabéns aos jogadores porque estiveram bem, pagámos por uma má entrada.

 

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Árbitro: Bruno Rebocho, AF Lisboa
Assistentes: Vítor Aires e Cláudio Correia
U. LEIRIA 1
Wilson; João Dias, Nailson, Bruno Miguel e Tiago Cerveira; Leonel Olímpio, Ulisses e Pepo (João Caminata 90’); João Vieira, Ernest (Maksim 84’) e Carlos Daniel (Fabrice Kah 73’)
Não utilizados: Ricardo Campos, Marandici, João Miguel, Renato Alexandre
Treinador: Tiago Vicente
CALDAS 0
Luís Paulo [3]; Juvenal [3], Militão [3] (C), Gaio [3] e Cascão [3]; Paulo Inácio [3], André Simões [3] e André Santos [3] (Rafael Silveira [1] 86’); Ricardo Isabelinha [3] (Iuri Gomes [2] 69’), Leandro [3] e Farinha [3] (Januário [1] 89’)
Não utilizados: Rui Oliveira, Passos, Rui Almeida, Marcelo
Treinador: José Vala
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Pepo 11’
Disciplina: amarelo a Carlos Daniel 66’, André Santos 78’, Pepo 79’, Nailson 90’+3