A festa do ensino em Alfeizerão

0
657

O Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) recebeu no fim-de-semana de 18 e 19 de Fevereiro, em simultâneo, o campeonato regional de ensino do centro e um concurso Dressage nacional (CDN).

Foi num absoluto clima de boa disposição, tranquilidade e festa que a competição se desenrolou ao longo do fim-de-semana em Alfeizerão, o regional de ensino do Centro teve lugar no sábado, e o CDN decorreu ao longo de sábado e domingo, CDN que teve também provas de Paradressage.
Foram 2 dias de ensino de altíssimo nível, com muitos concorrentes, muito público nas bancadas, e com as instalações do CEIA a provarem a sua grande utilidade e versatilidade, fervilhando de vida ao longo da competição.
No campeonato regional de ensino do centro, Pedro Santos apresentou na prova preliminar 1 Hebraico alcançando (60.10 %), na prova preliminar 3 Carolina Pais com Ziara alcançou a pontuação de (58.53%), Louis Steyaert montou Zarco para pontuar (61.94%) em elementar 2, na prova Media 1 ficou em 1º lugar, Madalena Barbosa/Ziara (63.33%) e em 2º lugar Mário Sobral/Ditador (58.38%).
Na Paradressage houve provas de vários graus, na prova de grau V Team Maria Sampaio Claro que montou Nervo alcançou (62.29%) no sábado, no domingo em grau V individual fez a pontuação de (61.67%).
Na prova de grau I Team de sábado, José Neves com Mariola venceu alcançando (61.13%) e voltou a vencer no domingo desta vez no grau I individual com (57.86%), Rita Lagartinho que montou Macarena ficou no segundo lugar com (61.13%) no sábado e no domingo (51.37%) respectivamente.
Na prova de grau II Team no sábado e Grau II individual no domingo, Sara Oliveira Duarte venceu nos dois dias na sela de Danciano (65,40%) e (62.01%), João Castelo com Oposto de Foja ficou no segundo lugar com as médias de (63.89%) no sábado e (57.06%) no domingo.
Prova de grau III Team no sábado, Maria Inês Teixeira montou Lycomede para uma nota média de (66.27%), no domingo em grau III alcançou a nota de (59.95%).
Na categoria preliminar I, a vencedora de sábado foi Ana Rita Santos com Italico, atingindo a pontuação (67.84%), no domingo em preliminar II venceu David Tainha/ Icone de Portugal (64.85%).
Na prova elementar I de sábado Luis Azeitona/Hipparion venceu com a nota de (69.79%), no domingo em elementar II a vitória sorriu-lhe novamente, desta vez com (69.56).
Uma das categorias mais concorridas, acabou por ser a média, com 14 conjuntos à partida, foi João Castelão que levou a melhor nos dois dias sagrando-se vencedor nos graus I e II respectivamente ao montar Girão das Salgadas, (69.04 %) no sábado e (65.70%) no domingo. A classe de juvenis estava incluída, nas provas médias e Francisca Castro Monteiro que montou Weserprinz 3 levou a melhor nos graus I e II, com (67.93%) sábado e (69.65%) no domingo respectivamente.
Nas provas Complementar I e II de sábado e domingo, João Castelão voltou a evidenciar-se no sábado vencendo a prova com Gavião das Salgadas (65.72%), no domingo com a pontuação de (64.87%) Nelson Aleluia e Figo das Arcas venceram a prova.
Martim d’Orey Meneres montou Equador para a vitória em Young Riders nos dois dias de concurso, alcançando a pontuação de (66.97%) no grau Team de sábado, e (68.60 %) no grau Preliminary de domingo.
Classe FEI Juniors Team, Mateus Sousa Abecassis foi vencedor ao montar Vendetto C no sábado, pontuando (66.71%) , Catarina Lucas Lopes com Capuccino d’Atela, foi a vencedora da prova FEI Juniors Individual de domingo com (65.22%).
Nos cavalos novos FEI, participaram Maria Pais do Amaral com Gronskovlunds Rommeo na prova dos 7 anos (75.16%) no domingo, Vasco Mira Godinho com Herói do Seixo, participou nos 5 anos, este conjunto alcançou a brilhante nota de (81.80%) no domingo.
Na prova de St. Georges, foram 9 os conjuntos a competir, mas o grande destaque vai para João Torrão, que ao montar Equador, venceu no sábado com (70.31%), e voltou a vencer Intermediária I no domingo, desta vez com (68.51%),o 2º lugar ficou reservado para Maria Padrão Caetano com Falcão (69.52%)no sábado e (68.51%) no domingo.
Grande Prémio com 3 conjuntos inscritos, Duarte Nogueira com Beirão, Pedro Torres com Ahoto e Ricardo Ramalho com Despinio. Vencedor de sábado Duarte Nogueira/Beirão pontuação de (68.43%), no Grande Prémio Especial de domingo o vencedor foi  Ricardo Ramalho com Despinio(67.58%).
A Federação Equestre Portuguesa, nomeou para o elenco técnico do Campeonato de Dressage Nacional e Campeonato de Ensino Regional do Centro, os juízes, Joaquim Fernandes, Carlos Lucas Lopes, Eugénio Paixão, Rita Moura Carneiro e Alexandra Fernandes.
A competição está de volta ao CEIA já no fim-de-semana de Carnaval, 25 e 26 de Fevereiro, desta vez para um concurso nacional de saltos B.