Futebol: Caldas volta a conquistar a Taça ao fim de cinco anos

0
1023
A equipa do Caldas festejou um título que escapava aos pelicanos há cinco temporadas

Pelicanos veem subida aos nacionais confirmada. Caldas B também sobe à Honra e vai à final da 1ª Divisão

A equipa de juvenis do Caldas voltou a inscrever o nome do clube entre os vencedores da Taça Distrito de Leiria, algo que não acontecia desde a temporada 2018/19. A formação de Hugo Ferreira derrotou o Pedro Roma por 2-1, terminou invicta a vitória e ainda viu, no dia seguinte, confirmada a subida ao nacional.
O Caldas tinha contas a acertar com a equipa do concelho de Pombal, que ao empatar nas Caldas para o campeonato ‘custou’ o título de campeã distrital à turma caldense. Na Taça, a escola do antigo guarda-redes também vendeu cara a derrota, mas o Caldas fez um jogo de grande qualidade e mereceu o triunfo que começou a ser construído ao minuto 17 quando Tomás Franco inaugurou o marcador numa grande penalidade a punir um corte com o braço. A reação do Pedro Roma foi travada pela boa organização defensiva do Caldas. E no lance em que o empate este mais perto, Liedson Inácio brilhou na baliza caldense com uma dupla defesa pouco antes de Diogo Pereira fazer o segundo golo.
Na segunda parte, o Caldas controlou bem as operações, incluindo após ter sofrido o golo no único lance em que os pombalenses conseguiram, a três minutos do fim, furar o esquema defensivo alvinegro.
O treinador Hugo Ferreira tinha no final sentimento de dever cumprido. “Tivemos sempre o controlo do jogo e soubemos estar atentos na parte defensiva”, disse no final, destacando o facto de a equipa acabar a época sem derrotas, “o que é excelente!”
O técnico dá mérito aos seus jogadores pela temporada realizada, esta conquista incluída. “São miúdos com muito valor e espero que estejam atentos a eles no clube porque há aqui muito potencial que pode ser aproveitado a breve prazo”, sustentou.
No dia seguinte, o Caldas teve uma excelente notícia para o escalão de juvenis, uma vez que se confirmou a descida da U. Leiria à 2ª Divisão nacional de Sub-17, pelo a equipa B dos leirienses não poderá subir, cabendo a vaga aos pelicanos. Com a subida da equipa A, a equipa B do Caldas também regressa à Divisão de Honra. Caldas B que, ao vencer o SL Marinha (0-2), é primeira na Série B da 1ª Divisão e vai discutir o título este sábado na Vieira de Leiria com o Avelarense. ■

 

A equipa do Caldas fez dois golos e podia ter feito mais alguns