Futebol de praia: Casa do Benfica das Caldas faz história na Euro Winners

0
114
Equipa de Marco Custódio exibiu-se em grande nível na Champions da praia

A Casa do Benfica das Caldas da Rainha fez história na edição deste ano da Euro Winners Cup, ao atingir os oitavos-de-final. As águias das Caldas ficaram entre as 16 melhores equipas da Europa e assinaram a melhor prestação de sempre na competição.
O sorteio dos grupos foi o primeiro momento em que o técnico Marco Custódio percebeu que “era possível fazer uma gracinha”. “Nas duas anteriores participações na Euro Winners tínhamos calhado em grupos mais fortes e nunca tínhamos ganho um jogo”, recorda o treinador, valorizando o facto de a CB Caldas ter vencido o grupo e apresentado a melhor defesa da competição na fase de grupos.
Seguiu-se o triunfo sobre os suecos do Norsjo IF, por 5-3, e o apuramento para os oitavos-de-final da Euro Winners Cup, num jogo em que Hugo Libório, o melhor marcador da equipa na competição (10 golos), assinou um hat-trick. A eliminação surgiu aos pés dos búlgaros do MFC Spartak (5-3), a que se seguiram desaires que deixaram a equipa no 16º lugar, um “facto inédito” e que “enche de orgulho” o grupo de trabalho. E até a derrota (5-3) com a congénere de Loures, “que atuou na máxima força”, permitiu a Marco Custódio tirar ilações positivas. “Fizemos o nosso melhor período de 12’ na competição”, nota.
O brilharete na Champions da areia serviu, na leitura do técnico, para “ganhar experiência”. “Somos uma equipa jovem e estamos a tentar criar o conceito da modalidade nas Caldas. Estes torneios dão muita visibilidade”, assinala o antigo guarda-redes, que assumiu o comando das águias em 2017 e pretende implementar no clube uma equipa “que jogue o ano inteiro, que organize torneios internacionais na Foz do Arelho, onde há excelentes condições”, para desenvolver a modalidade.
Relativamente às outras duas equipas da região, destaque para o Sótão, que repetiu o 7º lugar de 2020, num desfecho com grande significado, dado que participaram no torneio 50 equipas, o dobro do registado na época passada. O Nazarenos ficou pela frase de grupos e o Sótão B atingiu os 16-avos-de-final.

Desaire no campeonato
Além da Euro Winners, a Casa do Benfica entrou em ação no Regional, tendo encaixado uma derrota diante do Meirinhas (4-3), que complica as contas do apuramento para a fase de subidas à Divisão de Elite.
O Nazarenos bateu o Ilha (5-6) e lidera só com vitórias, enquanto a equipa B do Sótão averbou o primeiro triunfo diante do Porto Mendo (6-4). ■