A Seleção Nacional/Liberty Seguros esteve representada por nove corredores no Campeonato do Mundo de Estrada, entre 10 e 16 de Outubro, em Doha, Catar. Daniel Viegas e João Almeida foram os juniores que representaram a Seleção Nacional/Liberty Seguros nos 28,9 quilómetros de contrarrelógio, disputado na terça-feira,11 de Outubro em Doha, Catar.
O percurso totalmente plano, com poucas zonas técnicas e numa área onde o vento não costuma ser o maior dos problemas. Mas o calor intenso, associado a uma humidade muito elevada que faz subir os valores da sensação térmica, poderia ser um obstáculo difícil de contornar. João Almeida foi o melhor elemento da Seleção Nacional/Liberty Seguros no contrarrelógio para juniores do Campeonato Mundial de Estrada, disputado em Doha. Catar, acabando na 26.ª posição. A prova decorreu sob um calor abafado que condicionou o desempenho dos corredores, sobretudo dos que partiram mais tarde, como foi o caso de João Almeida. O ciclista natural das Caldas da Rainha completou os 28,9 quilómetros em 37m40s, mais 2m58s do que o vencedor, Brandon McNulty, que cortou a meta com 34m42s. O estadunidense acabou acompanhado no pódio pelo dinamarquês Mikel Bjerg, que gastou mais 35 segundos, e por outro corredor dos Estados Unidos da América, Ian Garrison, que ficou a 53 segundos do compatriota. João Almeida foi, há cerca de um mês, 18.º no Europeu de contrarrelógio. Na prova desta manhã conseguiu melhor a prestação, cotando-se como o 15.º melhor ciclista oriundo da Europa. “Foi uma prova que decorreu dentro do esperado. Apesar do muito calor que apanhei, consegui um resultado que me deixa satisfeito”, afirma o ciclista luso. Portugal esteve também representado por Daniel Viegas, 45.º classificado, a 3m54s do campeão mundial.
No dia 14 de Outubro decorreu a prova de fundo para juniores do Campeonato Mundial de Estrada, em Doha, Catar e João Almeida e Daniel Viegas foram os melhores elementos da Seleção Nacional/Liberty Seguros no final dos 135,5 quilómetros. Os dois corredores terminaram a corrida integrados no pelotão principal. João Almeida foi 55.º e Daniel Viegas ficou no lugar imediato, ambos a 1m45s do vencedor, o dinamarquês Jakob Egholm. O terceiro elemento da equipa nacional foi Pedro Teixeira, 89.º, a 2m06s. A corrida começou a definir-se a cerca de 50 quilómetros do final, altura em que várias movimentações colocaram 20 ciclistas adiantados face ao pelotão principal. As duas dezenas de corredores acabaram por reagrupar-se num único grupo, que impediu a aproximação do pelotão. Só nos últimos dez quilómetros, aproveitando o facto de ter três ciclistas no minipelotão da dianteira, a Dinamarca isolou dois dos seus representantes, acabando por ser Jakob Egholm a revelar-se o mais pujante, vencendo isolado. Seguiram-se o alemão Niklas Markl e o suíço Reto Muller, a 7 segundos.