O ciclista caldense João Almeida subiu hoje ao pódio na Volta à Catalunha deste ano, ao chegar em terceiro na quinta etapa da prova. Com um ataque feroz liderado pelo seu colega na UAE Emirates, João Almeida eliminou toda a concorrência, mantendo-se apenas Roglic (Jumbo-Visma) e Evenepoel (da Soudal Quick-step) na roda da dupla ibérica.
Desta forma, Ciccone (da Trek-Segafredo) e Landa (Bahrain), perderam as posições que tinham em frente ao caldense, que galgou dois lugares e entrou no pódio. Na reta da meta a dupla que discute a liderança – Roglic e Evenepoel – mostraram-se mais fortes que o caldense, com o esloveno a cruzar a meta em primeiro, conquistando a etapa e cimentando a liderança na geral.
O ciclista natural de A-dos-Francos está agora a 1 minuto e dois segundos do primeiro, Roglic, que tem Evenepoel a seis. O quarto, Landa, está a 48 segundos de João Almeida.
A etapa foi conquistada por Roglic, que mantém assim a liderança na Volta à Catalunha. Amanhã realiza-se a sexta e penúltima etapa da prova, uma etapa com 183 quilómetros, entre Martorell e Molins de Rei.