- publicidade -

O caldense João Pedro Almeida já fez a estreia pela Deceuninck Quick Step, considerada a melhor equipa do mundo. O ciclista, que ingressou na formação belga no início deste ano, já participou em três corridas, na Austrália, e com bons resultados.
O jovem, que tem residência na freguesia de A-dos-Francos, estreou-se pela Deceuninck na corrida por etapas “Santos Tour Down Under”, que se desenrolou entre 19 e 26 de Janeiro. Foi o 3º da equipa (formada por sete elementos) e o 62º da classificação geral, a cerca de 10 minutos do vencedor. A prestação de João Pedro Almeida valeu-lhe, ainda, o 9º lugar no Prémio da Juventude.
Depois desta prova, a jovem promessa, de 21 anos, participou ainda em duas corridas de um dia em solo australiano. A 30 de Janeiro, foi 79º classificado na corrida de Torquay a 1’03 do irlandês Sam Bennett, seu companheiro de equipa. A 2 de Fevereiro João Almeida foi 53º da geral na Cadel Evans Great Ocean Road Race, que teve como vencedor o belga Dries Devenyns, também da Quick Step.
A prestação na Austrália permitiu ao caldense marcar os primeiros 8 pontos desta época para o ranking mundial e a subida de 498º para 489º. É o 8º melhor português.
À Gazeta das Caldas, o jovem de A-dos-Francos diz que a chegada à nova equipa é um ponto significativo na sua ainda curta carreira. “Consegui chegar ao escalão máximo do ciclismo, numa das melhores equipas do mundo. É o melhor local para aprender e crescer”, comenta.
Os objectivos para esta temporada são evoluir e aprender ao máximo. “Se algum resultado for alcançado, será um bónus”, acrescenta.
O ciclista tem a oportunidade de correr algumas das corridas mais prestigiosas e históricas do mundo, o que o deixa entusiasmado, embora não seja de prever a estreia numas das três grandes voltas (Itália, França e Espanha). Deste início de experiência, João Pedro Almeida sente diferença no nível do pelotão e também maior responsabilidade. Já no seio da equipa, encontrou alguns dos seus ciclistas de referência. “Já estive com eles e terão muita importância na minha evolução, posso aprender muito com eles e elevo ainda mais a minha motivação”, afirma.

- publicidade -