Foi apurada a Seleção Nacional para os Campeonatos do Mundo, em Setembro, nas Caldas
A cidade das Caldas recebeu, nos dias 20 e 21 de julho, o Open de Pentatlo Moderno e Grande prémio 3Jovem na via Olímpica e o Campeonato Nacional Sub15.
No sábado realizou-se a prova de esgrima, no Pavilhão Rainha D. Leonor e no domingo os obstáculos, no Arneirense, a natação, na Piscina Municipal e o Laser-Run, na Pista do Complexo Desportivo, onde decorreu depois a cerimónia de entrega dos prémios.
O presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, Manuel Barroso, explicou à Gazeta das Caldas que se irão apurar para os Mundiais um total de seis atletas masculinos e seis femininos.
Este responsável admite que a falta de clubes nas Caldas é uma lacuna que sentem na federação. “Faz falta”, aponta, notando que a alteração que se irá dar (saída do hipismo e entrada dos obstáculos) poderá ser um motivo de dinamização da modalidade. “É um desafio que temos para o próximo ciclo olímpico, colocar atividade competitiva nas Caldas da Rainha”, revela. Até porque é na cidade termal, mais precisamente no pavilhão do Arneirense, que está situada a primeira e até agora única pista de obstáculos certificada do país.
“Estamos à beira dos Jogos Olímpicos de Paris que será a últma apresentação do hipismo” no pentatlo. Nos Jogos de Los Angeles 2028 já será com os obstáculos.
Para os campeonatos do mundo sub17, que vão decorrer em setembro, na cidade das Caldas, prevêem “replicar praticamente o mesmo modelo adoptado no Campeonato da Europa em 2021, com a infraestrutura da Expoeste como quartel general e centro operacional e depois a piscina para a natação e a esgrima no Centro de Alto Rendimento de Badminton.
Nos torneios nas Caldas no passado fim-de-semana, Margarida Cardoso e Pedro Calado, ambos do Pentatlo Moderno de Pataias, sagraram-se campeões nacionais de sub15. Destaque também para a atribuição de um cartão branco a Tiago Souto, do Leixões, que depois de um gesto solidário de auxílio em plena competição a um adversário mereceu esse reconhecimento da equipa de arbitragem da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno. ■