Seleção masculina ficou em segundo lugar no grupo. A feminina, com Madalena Fortunato, ficou em quarto na Bulgária
As seleções nacionais masculina e feminina não conseguiram o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa por Equipas, que vai ter lugar no ano que vem, em fevereiro, na Turquia, mas deram boa conta de si, com jogadores da região em bom plano.
O grupo de qualificação masculino que integrou Portugal, e outras cinco seleções, jogou-se nas Caldas da Rainha, que recebeu ainda o Grupo 2 feminino, que não incluía Portugal.
Na competição masculina, que era dividida em dois grupos de três, Portugal jogou a primeira fase com a Eslovénia e com a Suécia. A equipa lusa, entrou em competição na segunda jornada com uma vitória por 3-2 sobre a Eslovénia, vencendo os três jogos de singulares e cedendo os dois de pares. Na véspera, os eslovacos tinham perdido por 5-0 com a Suécia, pelo que o encontro entre Portugal e os nórdicos decidiria o finalista. Portugal perdeu o primeiro encontro, de singulares, mas o penichense Diogo Glória venceu o seu duelo e empatou a partida. No entanto, o maior poderio dos suecos acabou por prevalecer, vencendo por 1-4.
A final foi disputada com o Azerbaijão, que no outro subgrupo se superiorizou à Croácia e à Hungria. Depois de uma vitória para cada seleção nos dois primeiros encontros, os suecos voltaram a comprovar o favoritismo e venceram os dois seguintes, dispensando o último encontro de pares, apurando-se assim para a fase final.
Na competição feminina, o Grupo 2 disputado nas Caldas da Rainha teve como vencedora a equipa da Ucrânia, que venceu a qualificação contra o Azerbaijão, a Hungria e a Bélgica. A formação do leste europeu venceu as três partidas por 5-0, evidenciando a sua superioridade no grupo.
A seleção nacional feminina disputou na Bulgária o Grupo 4, tendo nas fileiras a caldense Madalena Fortunato. Integrada num grupo difícil, contra a Bulgária, a Suíça e a Irlanda, países com maior tradição na modalidade, a seleção nacional perdeu os seus três encontros por 5-0, terminando no quarto lugar. De destacar que Madalena Fortunato foi a única atleta nacional a conseguir vencer um set, no disputado encontro com a suíça Julie Franconville que teve os parciais de 21-19, 26-28 e 21-14.








