Caldense já tinha sido campeão nos escalões se Sub12, Sub14 e Sub16, junta agora o absoluto
Frederico Silva sagrou-se conquistou o primeiro título nacional ao vencer o Campeonato Nacional Taça Guilherme Pinto Basto pela primeira vez no escalão absoluto, depois de já se ter sagrado campeão nos escalões de Sub12, Sub14 e Sub16. A prova decorreu de 4 a 9 de novembro no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, onde o caldense atualmente se encontra a treinar.
Frederico Silva era favorito à conquista do título nacional tendo em conta a ausência da prova dos tenistas nacionais mais bem colocados no ranking ATP e confirmou esse favoritismo, superiorizando-se na final a Daniel Batista, com os parciais de 6-1 e 6-2.
“Kiko” Silva já tinha despachado Francisco Rocha (697.º) pelos mesmos parciais na meia-final, após ter afastado Gonçalo Quintela nos quartos-de-final.
“Foi uma semana muito positiva, consegui fazer mais jogos, o que é importante para mim, consolidar o meu ténis, ir ganhando confiança e ritmo. Fiz bons jogos em que consegui fazer várias coisas que tenho andado a trabalhar nas últimas semanas”, sintetizou o tenista caldense após a conquista do título.
Frederico Silva notou que “nem sempre é fácil chegar a torneios como favorito e ganhar, porque há sempre uma pressão extra associada, mas estou bastante satisfeito pela forma como consegui gerir isso e saí com o título, que era o mais importante para mim”.
O caldense está a tentar recuperar o seu melhor ténis depois de uma paragem longa devido a problemas físicos. Esta época já venceu dois torneios ITF e esta semana subiu ao lugar 383 do ranking ATP. Esta semana está em competição no torneio da categoria M25 de Vale do Lobo, no Algarve. ■