A Praia do Norte, na Nazaré, volta a ser palco do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, com a competição a arrancar já esta terça-feira, 18 de fevereiro, após a World Surf League (WSL) ter dado o “Alerta Verde”. O evento reúne os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, incluindo dois portugueses: Nicolau von Rupp e António Laureano.
Em prova estarão nove equipas de “tow-in”, uma modalidade em que os surfistas são puxados por jet skis para apanhar as gigantescas ondas da Nazaré. Von Rupp, que já foi eleito “European Surfer of the Year” e ficou em segundo lugar na edição passada, fará dupla com o francês Clement Roseyro. Já António Laureano, apontado como uma das promessas do Big Wave Surf Mundial, competirá ao lado da britânica Laura Crane.
A competição contará com alguns dos nomes mais prestigiados do surf de ondas grandes. Um dos destaques é o regresso do havaiano Garrett McNamara, recordista da maior onda surfada na Nazaré em 2011. Aos 57 anos, McNamara volta à competição ao lado do britânico Andrew Cotton.
O brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca, que já venceu várias vezes a categoria de Melhor Performance Masculina, regressa para competir com Pedro “Scooby” Vianna, vencedor da Melhor Performance por Equipas em 2024. No feminino, a francesa Justine Dupont, vencedora de edições anteriores, fará dupla com Éric Rebière.
Outro nome de peso é Rodrigo Koxa, detentor do recorde mundial da maior onda surfada (2017), que competirá ao lado de Vítor Faria. No entanto, há uma ausência de relevo: a brasileira Maya Gabeira, antiga recordista mundial feminina, anunciou recentemente o fim da sua carreira e não estará em prova.
Os 18 surfistas estão divididos em nove equipas, que competirão alternando entre surfar e conduzir o jet ski. A prova será disputada em baterias de 40 minutos, com três prémios em jogo: Melhor Performance Masculina, Melhor Performance Feminina e Melhor Performance por Equipas.
O evento decorre dentro do período oficial da competição, que se estende de 1 de novembro a 31 de março, sendo transmitido em direto pela Red Bull TV, WorldSurfLeague.com e pela aplicação gratuita da WSL.