O Serviço de Coesão Social encontra-se a funcionar no edifício onde estava instalado o balcão do “Novo Banco”, na Estrada Nacional 8. Além do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a equipa de sete técnicos superiores e dois assistentes técnicos dá também apoio aos munícipes que necessitem, entre outros, dos programas municipais de habitação, melhor idade, enxoval do recém-nascido, bolsas de estudo e apoio ao medicamento. Antes estes serviços estavam nos Paços do Concelho, o que “criava grandes dificuldades na acessibilidade dos munícipes”, reconhece o vereador José Pereira, fazendo notar que agora conseguiram concentrar todas as respostas de âmbito social e, em termos de mobilidade, é muito mais acessível.
Ainda de acordo com o autarca, estes serviços “serão futuramente integrados no edifício Multisserviços”, que a autarquia pretende desenvolver em breve, pelo que esta é, ainda, uma solução provisória, mas que garante uma “resposta mais adequada aos munícipes”.
O edifício multisserviços, que ficará também situado naquela zona, vai incluir um wellcome center e check in (centro de boas vindas e receção geral dos turistas em unidades hoteleiras dentro e na Zona Especial de Proteção da Muralha), loja do cidadão e os serviços de Finanças, da Segurança Social, do Registo e Notariado e ainda a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
O SAAS funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, mediante agendamento prévio. Já o CLAIM, que visa promover o acolhimento e a integração dos cidadãos migrantes, funciona, em regime presencial, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. ■