O belga Wout van Aert, da Visma Lease a Bike, ganhou a etapa 7 da La Vuelta, bisando assim na competição. Na geral, Primoz Roglic (Red Bull Bora Hangrohe) aproveitou as bonificações na subida do dia para ganhar 6 segundos ao líder Ben O’Connor e a João Almeida.
As principais dificuldades da etapa ficaram guardadas para a subida ao Alto dos 14%, um prémio de montanha de segunda categoria que teve pendente máximo de 14%. PRimoz Roglic foi o ciclista que mais tentou mexer com a corrida, perante a resposta pronta e eficaz dos adversários, entre eles o líder Ben O’Connor e o caldense João Almeida. Mesmo assim, Roglic acabou por conseguir os intentos de recuperar algum tempo ao ser o primeiro a passar na contagem de montanha, que lhe rendeu 6 segundos de bonificação, ficando os restantes segundos de bónus para Sepp Kuss e Richard Carapaz.
Com um grupo reduzido para os quilómetros finais, o belga Wout van Aert foi o mais rápido no sprint e garantiu a segunda vitória, depois de ter ganho a etapa 3, a última disputada em território português.
Ben O’Connor, da Decathlon AG2R La Mondiale continua em primeiro da geral, agora com Primoz Roglic a 4m45s e João Almeida, da UAE Emirates, a 4m59s.
No fim de semana, a corrida endurece. Amanhã há etapa de média montanha com 159 km entre Úbeda e Cazorla que tem a 53 km da meta um prémio de montanha de segunda categoria e termina com uma contagem de terceira categoria. Esta última subida é curta, apenas 4,8 quilómetros, mas com pendentes muito inclinadas, que chegam novamente aos 20% e termina, nos 800 metros finais, com uma média de inclinação de 13%.
No domingo, a etapa 9, em vésperas do primeiro dia de folga, tem três contagens de primeira categoria, mas a meta está colocada após a descida.