
Mário Pedro é o novo líder da instituição e pretende dar um novo impulso à prática da modalidade no distrito de Leiria e também em Santarém.
Há três caldenses a liderar os destinos da Associação de Voleibol de Leiria, entidade criada em 1994. Mário Pedro, Filipe Mateus e Diogo Guia foram recentemente eleitos para a associação que tem na sua génese o Sport Operário Marinhense, tendo o Sporting das Caldas entrado logo nesse ano.
Mário Pedro e Filipe Mateus já faziam parte dos órgãos sociais e agora, depois de a associação ter ficado adormecida após a pandemia, decidiram apresentar uma lista para ir a votos nas eleições que ocorreram a 28 de outubro.
Mário Pedro foi eleito como novo presidente, Filipe Mateus é o vice-presidente e Diogo Guia o tesoureiro, tendo a nova Direção tomado posse a 12 de dezembro e iniciado funções num mandato de dois anos.
A lista inclui representantes dos cinco clubes que estão atualmente inscritos na associação (SO Marinhense, Sp. Caldas, Rugby Clube de Santarém, Pataiense e Mirense). Entre clubes e escolas, há quase cinco mil atletas a praticar voleibol nestes dois distritos.
Um dos objetivos é agregar e auxiliar clubes que não façam parte da associação e que possam vir a associar-se. Até porque a AVL “abrange a área de dois distritos (Leiria e Santarém), 37 municípios e 251 Juntas de Freguesia, onde existem mais de 70 escolas básicas e secundárias, com mais de 100 mil alunos”, salienta Mário Pedro.
Esse é um dado importante para a nova Direção que tem como prioridade fazer uma aproximação do voleibol às escolas. “O futuro do voleibol está na formação”, refere Mário Pedro.
Para tal, querem implementar mais centros gira-vólei nas escolas da região, que já tem mais de uma dezena.
Outro objetivo passa por uma tentativa de aproximação também ao ensino superior, fazendo protocolos com as várias instituições dos distritos de Leiria e de Santarém.
A atualização do nome da associação, para incluir os dois distritos, também está prevista.
Entre as prioridades está ainda a formação de treinadores, dirigentes e também árbitros. Essa é uma carência que a experiência que o trio tem na liderança do Sporting Clube das Caldas permitiu à nova direção da AVL identificar.
“Sente-se muito a falta de árbitros, que é uma figura muito importante na formação dos jovens”, apontam.
Mário Pedro, Filipe Mateus e Diogo Guia querem também trazer a Seleção Nacional a jogar nesta região e, como o voleibol é um desporto que não se fecha nos pavilhões, a nova Direção pretende também fomentar o voleibol de praia, trazendo, por exemplo, etapas para serem realizadas na região. A realização de uma gala da associação, para reconhecer o trabalho realizado na região, é outra das ideias, tal como a criação nas Caldas de uma delegação da associação, que está sedeada no Estádio Municipal da Marinha Grande.
A participação em programas internacionais Erasmus, criando parcerias e trocando conhecimentos, é outro dos projetos, assim como uma aposta a nível digital, melhorando a comunicação nas redes sociais e no site e potenciando a informação dos clubes dos dois distritos.