Já se corre a segunda etapa da Vuelta

0
356
- publicidade -

Já se corre a segunda etapa da Vuelta 2022, onde o caldense João Almeida é chefe de fila da UAE Emirates. Atualmente, com mais de 60 quilómetros percorridos, há cinco ciclistas na fuga.

Na primeira etapa, um contrarrelógio por equipas, a Jumbo-Visma foi a equipa mais forte, com o neerlandês Robert Gesink a ser o primeiro líder da Volta a Espanha em bicicleta deste ano, numa etapa em Utrecht.

A Emirates foi a quinta equipa mais rápida, gastando mais 33 segundos do que a formação vencedora a percorrer os 23,3 quilómetros.

- publicidade -

João Almeida partiu, assim, em 30º, a 33 segundos do camisola vermelha (líder da prova). No final do primeiro dia de prova, aos meios de comunicação da UAE, o chefe de fila da equipa descreveu um “trabalho perfeito” da sua formação. “Foi um bom arranque para nós, estivemos bem organizados, com um bom ritmo, acho que fizemos um trabalho perfeito”, analisou o caldense, elogiando ainda os fãs.

A 2.ª etapa, ainda nos Países Baixos, está a ser corrida entre ‘s-Hertogenbosch e Utrecht, numa distância de 175,1 quilómetros, essencialmente plana. A Volta a Espanha costuma começar com o contrarrelógio por equipas. Desde 2012 que o camisola vermelha à partida para a segunda etapa, não a consegue manter. Foi Jonathan Castroviejo o último ciclista a mantê-la ao fim da segunda tirada. Depois disso, o líder perdeu-a seis vezes, três das quais para colegas de equipas (de Brajkovic para Nibali em 2013, de Castroviejo para Valverde no ano seguinte e de Kennaugh para Kwiatkowski, em 2016). Nas outras três, houve mesmo mudança na liderança, com Chaves a tirar a camisola a Velits em 2015, Lampaert a conquistá-la a Dennis em 2017 e Roche a superar Lopez, em 2019. Fica a curiosidade se Gesink conseguirá mantê-la na segunda etapa. Há um pormenor a ter em conta, é que nenhum desses anteriores líderes conseguiu uma vantagem de 13 segundos, como a Jumbo-Vismo conseguiu obter, no caso sobre a Ineos Grenadiers.

Para amanhã está prevista uma nova etapa plana, com início em final em Breda e uma distância total de 193,5 quilómetros. Depois, há um dia de descanso, antes da primeira etapa em terras espanholas entre Vitoria-Gasteiz e Laguardia.

A Vuelta terminará a 11 de setembro, depois de 21 etapas e um total de 3280,5 quilómetros percorridos.

- publicidade -