ESAD com o mesmo número de vagas para o próximo ano lectivo

0
744
- publicidade -

A ESAD tem a concurso para acesso ao ensino superior o mesmo número de vagas do ano lectivo anterior. Todos os cursos voltaram a abrir os mesmos lugares, o que vai permitir o ingresso de 325 novos alunos na escola caldense, incluindo os cursos em regime nocturno de Design Gráfico e Multimédia e Som e Imagem.
Design Gráfico e Multimédia é o curso com mais vagas (65) e com a maior média de ingresso, que no anterior foi de 148.2 pontos. Som e Imagem tem 60 lugares, seguido de Artes Plásticas com 50 vagas.
Apesar de esta escola ter disponibilizado as mesmas vagas, à semelhança da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (445), as restantes escolas do IPL aumentaram os lugares disponíveis.
Em Peniche, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, tem este ano mais 20e vagas, passando a dispor de 380 lugares para concurso, com um incremento de cinco lugares nos cursos de Marketing Turístico no regime pós-laboral e no regime de ensino à distância, em Turismo e na licenciatura de Gestão Turística e Hoteleira em regime pós-laboral. Em 2009, o último aluno colocado com a nota mais alta de 137.7 pontos ingressou em Gestão Turística e Hoteleira (diurno), enquanto Marketing Turístico (regime pós-laboral) ocupou a posição contrária com 102.0 valores.
Também em Leiria, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, oferece mais 35 vagas este ano do que no anterior, disponibilizando 845 lugares, um aumento que se deve à abertura da nova licenciatura em Engenharia de Redes e Serviços de Comunicação, que vai permitir o ingresso de 25 novos alunos e ao aumento dos lugares nos cursos de Engenharia Electrotécnica, Engenharia Mecânica, Gestão, que tem a média mais alta da escola com 136.7 pontos, e Marketing (regime de ensino à distância). No entanto, as licenciaturas em Informática para a Saúde, Tecnologia dos Equipamentos de Saúde e Biomecânica têm menos cinco vagas.
A nova licenciatura em Dietética na Escola Superior de Saúde vem também aumentar o número de alunos que vão poder candidatar-se a esta escola, que em 2010 serão 221, já que o novo curso vai permitir o ingresso de 30 estudantes. Esta é também a escola do IPL com as médias de ingresso mais elevadas, sendo que Terapia da Fala lidera com 154.2 pontos, seguido de Enfermagem com 153.6.
A tendência no distrito de Santarém é similar ao de Leiria com as escolas superiores a aumentarem as vagas a concurso no acesso ao ensino superior.
Em Rio Maior a abertura da nova licenciatura em Treino Desportivo (regime pós-laboral) faz com que a escola vá receber mais 25 alunos, aumentando as vagas de 169 para 194 lugares. Todos os restantes cursos mantém as vagas disponíveis do ano lectivo anterior, sendo que é a licenciatura em Treino Desportivo no regime diurno que lidera oferecendo 50 lugares para ingresso.
No Politécnico de Santarém, a Escola Superior de Educação disponibilizou mais cinco vagas, resultantes do aumento de lugares nos cursos de Animação Cultural e Educação Comunitária, Artes Plásticas e Multimédia e Educação Social (regime pós-laboral). Este aumento só não foi maior porque o curso de Educação Básica desceu de 50 vagas disponíveis em 2009 para 35.
Na Escola Superior Agrária e de Gestão e Tecnologia deste Politécnico os lugares são os mesmos do ano anterior, voltando a primeira escola a oferecer 220 vagas e a de Gestão e Tecnologia, 365.
O Instituto Politécnico de Tomar tem mais 25 vagas disponíveis na Escola Superior de Tecnologia com a abertura do novo curso de Gestão do Território, que disponibilizou 30 lugares para concurso, passando a permitir o acesso a 395 estudantes nesta escola. No entanto, os cursos de Engenharia do Ambiente e Biologia, Conservação e Restauro, Artes Plásticas – Pintura e Intermédia e Design e Tecnologia das Artes Gráficas diminuíram cinco vagas à proposta do ano anterior, aumentando a oferta em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, que passou a oferecer 40 vagas em vez de 30, e Engenharia Informática com 50 lugares em vez de 45.
Na Escola Superior de Gestão de Tomar as vagas são as mesmas (215), com menos cinco lugares em Gestão e Administração Bancária (regime pós-laboral), que passaram para a licenciatura em Gestão de Empresas no mesmo regime.
Com menos três vagas do que as disponíveis na licenciatura em Enfermagem do IPL, a Escola Superior de Saúde de Santarém mantém os 45 lugares oferecidos a concurso do ano anterior. No entanto, nesta escola a média do último colocado na primeira fase de 2009 é menor com 139.0 pontos, enquanto que em Leiria foi de 153.6 pontos. A tendência é similar para o mesmo curso com ingresso no 2º semestre, em que o último aluno a entrar apresentava uma média em Santarém de 122.6 e o de Leiria de134.8 pontos.
Número de vagas no ensino superior a nível nacional
Em 2010 o número de vagas aumentou no ensino superior. Segundo dados do Ministério do Ensino Superior este ano haverá 53.986 lugares, isto é, mais 2068 vagas do que no ano anterior, o que representa uma subida de 4 por cento. À semelhança de 2009, também este ano o número de vagas colocadas à disposição em horário pós-laboral registou um aumento.
Em 2009/ /2010, existiam 4200, enquanto para este ano foram disponibilizados cerca de 5870 lugares. A oferta de cursos com horário pós-laboral alargou-se aos 180, quando eram 135 no ano passado.
Os institutos politécnicos também registaram um aumento do número de vagas. Em relação ao ano académico anterior, existem para 2010/2011 mais 728 lugares, totalizando 21.450 vagas. Este valor representa 39,7 por cento de todas as 53.986 vagas disponibilizadas.
O IPL é o terceiro do país a disponibilizar mais vagas, num total de 2.206, só precedido pelos do Porto e de Lisboa.
Os estudantes que já estejam em condições de concorrer ao ensino superior podem fazê-lo junto das universidades ou politécnicos até ao dia 23 de Julho, ou entre os dias 2 e 6 de Agosto para os alunos que foram à segunda fase dos exames nacionais.

Ana Elisa Sousa

- publicidade -