Alunos de Óbidos reciclam com a Gazeta

0
430
Os alunos, acompanhados pelos professores, criaram duas esculturas

Alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos criaram uma obra de arte tendo por base materiais de desperdício

Duas esculturas feitas com materiais de desperdício como jornais, roupa usada e garrafas de plástico é o resultado do trabalho de sete turmas do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, acompanhados pelos professores de várias disciplinas. A obra de arte ficou concluída ao fim de três semanas de muito empenho dos alunos e a orientação da docente de Educação Visual, Sandra Dâmaso, encontrando-se exposta na Escola Josefa de Óbidos.
De acordo com as docentes Ana Miguel, Marta Silva e Sandra Dâmaso, o workshop “ReciclArte” surgiu no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, comemorada entre 21 e 25 de novembro, e os objetivos desta atividade prendiam-se com o desenvolvimento de projetos de inovação e criatividade aliada à promoção de uma consciência ambiental.
“Consideramos que a Educação Ambiental nas escolas é uma ferramenta fundamental e estrutural para fomentar um comportamento responsável e consciente dos nossos alunos para com o ambiente e a conservação da natureza”, afirmam as docentes, acrescentando que as atividades promovem um despertar de interesse e sensibilidade para com o meio natural que nos rodeia.
Aliado ao convite à participação no concurso “Reciclarte com a Gazeta”, as docentes decidiram também envolver a Gazeta das Caldas no projeto, utilizando o jornal, não só na construção dos moldes das esculturas, mas também na sua exposição, “uma vez que o jornal faz parte da nossa escultura”.
“É uma forma de motivar nos nossos alunos o gosto pela Escrita e pela Arte”, salientam. E a participação neste concurso não está dada como terminada. “Vamos continuar a reaproveitar jornais e dar-lhes uma nova vida. Desta iniciativa nasceram esculturas, outras obras de arte surgirão, com toda a certeza, com muita história para contar”, rematam. ■

- publicidade -