Alunos de Óbidos usam a arte para apelar à Paz

0
178

A exposição, com mais de meia centena de trabalhos, abrange todos os graus de ensino do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos

O Serviço de Psicologia e Orientação lançou, no segundo período, um desafio a todas as turmas do agrupamento para escrever ou desenhar tendo por mote “O que podemos fazer pela paz e pela não-violência?”. O resultado foram mais de 50 placas, que integram a exposição #SOUJOSEFA, patente no Centro de Design de Interiores, na vila de Óbidos, até 10 de julho. A atividade foi, também, realizada no âmbito da participação da escola como membro de escolas associadas da UNESCO.
O SPO realizou, ainda no primeiro período sessões de acolhimento #SOUJOSEFA com todas as turmas, desde o pré-escolar ao ensino secundário, com a finalidade de promover o sentimento de pertença à escola e de atitudes motivacionais. Foi na sequência dessas sessões, e inspirados no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que lançaram o desafio para a criação das obras de arte agora em exposição. Inaugurada a 27 de junho, com um momento musical interpretado por um aluno do agrupamento, inclui a visão dos estudantes sobre a Paz, muitos deles relativos ao conflito que decorre na Ucrânia, e assinala também o final do ano letivo.
De acordo com o diretor do agrupamento, José Santos, é também uma forma de mostrar à comunidade o trabalho que é feito pelos alunos na escola, depois de dois anos inviabilizados de o fazer por causa da pandemia. “Já levámos a comunidade à escola, mas também queremos deixar de estar fechados dentro das quatro paredes e dinamizar iniciativas que possam ter esta abrangência e estar disponíveis para toda a gente”, explicou à Gazeta das Caldas.
O agrupamento quer criar novas dinâmicas com o município e uma maior ligação da escola à vila. “Já estamos com ideias para outros projetos para conteúdos envolvendo a vila, para trabalhar no próximo ano letivo”, explicou José Santos.
Também a vereadora da Educação da Câmara de Óbidos, Margarida Reis, destaca a importância da parceria com o agrupamento para trazer as iniciativas ao concelho. E o espaço que acolhe a mostra, o Centro de Design de Interiores, vai ser dedicado à juventude durante este mandato. “Pretendemos que seja muito utilizado por jovens e nada melhor do que trazer para cá a arte, seja com exposições ou ateliers”, disse a autarca, acrescentando que estão também para ali previstas sessões de cinema e também alguma da programação do Folio. ■