O Caldas Anima está de regresso às Caldas e vai animar os fins-de-semana até 10 de Agosto. Ao todo serão 20 espectáculos que trarão artes circenses ao CCC e a vários espaços da cidade. A iniciativa é da Câmara, custa 25 mil euros e a programação é da responsabilidade do centro cultural. Hoje 12 de julho, pelas 22h00, actuará a Companhia Kicirke na Praça 5 de Outubro. Amanhã, 13 de Julho, pelas 11h00, será apresentado na Rua Miguel Bombarda o espectáculo do grupo Rock Cirk. Na sexta e sábado haverá DJ’s a actuar à noite no CCC.

Foi no serão de sábado, 5 de Julho, que começou o Caldas Anima 2019. O grupo de humor gestual Companhia Yllana veio de Madrid para abrir as hostes desta programação no CCC. Vestidos de marinheiros, quatro actores apresentaram um espectáculo onde não faltaram aventuras com galeões, tubarões, tempestades e a prática do surf.
No sábado de manhã, a Rua Dr. Leão Azedo foi transformada em espaço circense. O grupo Dr. Freak…Y su circo terapia animou uma plateia sorridente, constituída por famílias e crianças, algumas das quais convidadas pelos artistas para participar na actuação como assistentes. Alguns ajudaram a rodar pratos, outros seguraram monociclos, enquanto outros puxaram cordas ou seguraram malabaristas que se equilibraram em cima de grandes bolas. O público – que encheu as cadeiras disponíveis para assistir à actuação – aplaudiu e participou neste espectáculo interactivo, feito por artistas circenses que vieram da vizinha Espanha para animar os primeiros dias do Caldas Anima.

DJ’s até de madrugada

Carlos Mota, do CCC, explicou que este ano será apresentado um primeiro projecto experimental na área da música electrónica tendo em conta que, quando o centro cultural completou 10 anos foram bem recebidos pelo público os eventos com DJ’s.
Hoje e amanhã, dias 12 e 13 de Julho, a partir das 23h30, actua DJ’s izem e Senhor Alto até às três da manhã, no CCC. Amanhã, será a vez de MN’Jam Experiment e Casey Benjamin (USA).
Carlos Mota reconhece que nesta altura há muitas festas e romarias na região, mas garante que o Caldas Anima já possui um público conquistado, entre locais e alguns visitantes (de férias ou de passagem). “Temos um fluxo de miúdos e famílias que acompanham e tentam não perder as diferentes propostas”, disse.
O clima das Caldas nem sempre permite as actuações na rua, mas o público é sempre avisado que, em caso de mau tempo, os espectáculos são apresentados meia hora depois da hora prevista no CCC.
Além de todos os epítetos que as Caldas já possui, “também podemos acrescentar que é a cidade do sorriso”, disse o programador, referindo-se à boa disposição que causam as actuações dos grupos de artes circenses. Além de vários artistas nacionais “também temos a nata dos grupos de animação de rua de Espanha”, disse o director do CCC, acrescentando que a grande maioria dos participantes já foi premiada. No país vizinho, a área da animação urbana está muito mais desenvolvida do que em Portugal e até já criaram concursos para distinguir os melhores projectos. “Recebemos dezenas de propostas de grupos espanhóis que circulam por toda a Península Ibérica, que falam entre si e que depois também querem vir às Caldas”, disse.
O Caldas Anima deste ano está orçado em 25 mil euros, vai incluir 20 espectáculos que se vão realizar até 10 de Agosto. Vão decorrer sobretudo às sextas à noite e aos sábados de manhã no CCC, nos largos e praças da cidade, incluindo uma actuação no Bairro da Ponte.