O Coral das Caldas da Rainha também assinalou o 25 de Abril, mesmo em tempos de isolamento profiláctico. Fê-lo no próprio dia, através da internet, com os coralistas a entoarem em conjunto – e a partir das suas casas – a canção heróica de Fernando Lopes-Graça, “Gafanhoto Caracol” que tem texto de Mário Dionísio.
Segundo o maestro do grupo, Joaquim António Silva, esta era uma das canções que seria apresentada, em estreia, no concerto de 25 de Abril que o Coral estava a preparar quando surgiu o confinamento causado pela pandemia da Covid-19.
A actuação decorreria, como já é habitual, no Museu Malhoa e teria uma novidade. “Antes do concerto, gostaríamos de ter feito um workshop para os interessados poderem ensaiar um tema e cantarem com o grupo no final da actuação”, disse o responsável do grupo que este ano se encontra a assinalar o seu 28º aniversário.
A iniciativa de cantar Lopes-Graça on-line também fez parte das celebrações do 25 de Abril da própria cidade, tendo integrado a programação de celebrações da Revolução e que foram transmitidas no Facebook da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório. A gravação dos vários elementos do Coral das Caldas da Rainha a cantar “Gafanhoto Caracol” pode ser visto no You Tube. Este agrupamento um coro misto, que ensaia no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, é composto por 30 elementos. O reportório do Coral – que desde 2004 organiza um encontro de coros nas Caldas – integra música religiosa e profana, tanto popular como erudita, desde a Idade Média até chegar aos nossos dias.





