A forma mais eficiente de educar para a sustentabilidade ambiental, para a qual a reciclagem é um dos factores fundamentais, é actuar junto dos mais novos. Essa é uma das premissas do programa Eco-escolas, que em Portugal é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996. Nos últimos anos, este projecto tem tido um eco crescente nas escolas. No Oeste, no corrente ano lectivo registou-se o maior número de inscrições de escolas de sempre.
No total, a região 121 escolas candidataram-se a receber a bandeira verde do programa Eco-escolas, que simboliza as boas práticas aplicadas em cada instituição de ensino. No ano lectivo passado, candidataram-se 92 escolas e 85 viram os seus projectos aprovados, recebendo a bandeira.
O concelho onde a iniciativa está mais enraizada é em Torres Vedras, onde as 54 escolas que se candidataram receberam a bandeira verde. Este ano, estam inscritas ainda mais três instituições de ensino.
No ano passado, apenas Óbidos não teve nenhuma escola a participar nesta acção, porém para este ano lectivo todos os centros escolares estam inscritos.
A seguir a Torres Vedras, Alcobaça (11) e Caldas da Rainha (10) foram os concelhos com mais escolas abrangidas por este projecto.
O programa Eco-escolas tem como missão encorajar o desenvolvimento de actividades que melhorem o desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Pretende-se ainda criar hábitos de participação e de cidadania.
Apesar da actividade escolar ter passado para o ensino à distância, o programa foi mantido com alguns reajustes para poder ser feito a partir de casa.
As escolas são convidadas a criar um plano de acção, que inclui a realização de trabalhos. O plano tem que ser cumprido em pelo menos dois terços para que a escola receba a bandeira-verde, que ostenta durante o ano lectivo seguinte.
O programa propõe uma série de activades repartidas em quatro grandes temas, nomeadamente Espaços exteriores e comunidades sustentáveis, economia circular e alimentação saudável e sustentável.
Em Portugal, o programa Eco-escolas já movimentou no ano passado 1724 escolas de 241 concelhos, das quais 1564 receberam a sua bandeira-verde. O programa tem ainda 227 autarquias parceiras, entre os quais sete do Oeste.