Realizou-se no passado domingo, 10 de Setembro, mais uma edição da maratona de BTT de Óbidos, que tem organização conjunta de várias colectividades do concelho. A edição deste ano tem um balanço positivo, com cerca de 600 participantes que conheceram os vários trilhos que o concelho tem para oferecer.
Paulo Capinha, um dos membros da organização do evento salienta o crescimento da prova obidense, que teve mais 50 atletas que no ano passado, numa altura em que “a maior parte das provas estão a perder participantes”.
Com início e final no Complexo Desportivo Municipal de Óbidos, o evento, que integra o Troféu BTT do Oeste, levou os bttistas por um variado leque de trilhos, com passagem na vila de Óbidos, por dentro das muralhas, por várias aldeias do concelho, em trilhos junto ao mar, nas arribas da margem sul da Lagoa de Óbidos, e também até à serra, num percurso na paisagem dos calcários das Cezaredas. “O mais positivo para nós é o feedback positivo que nos chega dos participantes, planeamos tudo para correr e é muito bom quando de facto corre, a adesão foi muito boa e há muita gente a falar em voltar”, observa Paulo Capinha.
Fazer a ligação de todos estes trilhos é uma das dificuldades com que a organização se depara e Paulo Capinha fala em “meses de trabalho” de uma equipa que tem pouco mais de uma dezena de pessoas. Depois há as marcações para fazer, que são indispensáveis ao bom desenrolar das provas. Nas marcações foram utilizados cerca de 700 quilos de cal e mais de 200 placas de sinalização. Para complicar tudo isto, “houve algumas sabotagens nos dias anteriores, marcações e placas que desaparecem, mas conseguimos suprir tudo isso”, acrescenta.
No dia da prova, ao todo estiveram cerca de 150 pessoas a colaborar.
Além das provas, uma maratona de 60 km e uma meia maratona de 40 km, foi organizado um peddy paper para os acompanhantes dos atletas pela vila de Óbidos.
Paulo Capinha salienta o carácter congregador que esta organização tem tido no concelho. A começar pelo facto desta congregar várias organizações de menor dimensão que se realizavam no concelho. O Clube Desportivo da Amoreira, a União de Amigos do Olho Marinho, o Óbidos Bike Team, e o ADN Enduro de A-dos-Negros, aliaram-se aos Bombeiros de Óbidos para criar a Mobi (Maratona de Óbidos) e criar um evento de grande dimensão. A este movimento juntam-se as entidades locais, como a Câmara e várias juntas de freguesia, que apoiam e patrocinam, e também muitas empresas que se associam. “Temos marcas nacionais interessadas em patrocinar o evento, o que é um sinal que se está a trabalhar bem, mas damos preferência às locais”, refere Paulo Capinha.