Oeste regista os maiores crescimentos de reciclagem

0
851
- publicidade -
Em 2019, cada habitante enviou, em média, 56 quilos de materiais para reciclar. De acordo com a Valorsul, a reciclagem voltou a aumentar em todos os materiais (vidro; papel e cartão; plástico e metal), tendo entrado nos centros de triagem da empresa mais 8,5 mil toneladas de material para reciclar do que no ano anterior.
As entregas nos Centros de Triagem da Valorsul totalizaram mais de 93 mil toneladas ao longo do ano passado, informou a empresa.
A separação nos ecopontos de plástico e metal foi a que registou um crescimento superior, com mais 12% que no ano anterior.
Seguiu-se a separação de vidro para reciclagem, com mais 10%, enquanto que a reciclagem de papel e cartão cresceu 9%.
Nos municípios do Oeste que recorrem à Valorsul, esta evolução na reciclagem foi ainda mais positiva, com crescimentos de mais 20% no vidro, mais 21% no papel/cartão e mais 25% de entrega de embalagens de plástico e metal.
Este crescimento acentuado deveu-se a um “forte investimento na recolha selectiva realizado pela empresa, com mais 1500 ecopontos, mais 28 viaturas de recolha e campanhas de sensibilização”, refere a Valorsul à Gazeta das Caldas.
A empresa informa ainda que conseguiu cumprir, no ano passado, todas as metas ambientais impostas pelo Estado no que respeita à reciclagem e ao desvio de resíduos dos aterros.
No global, a Valorsul enviou para reciclagem (entre embalagens, orgânicos e outros) 40% dos seus resíduos urbanos.
Além disso, também não podia ultrapassar os 16% de resíduos biodegradáveis depositados em aterro e esse objectivo foi cumprido.
produção de energia
A empresa dedica-se, também à produção de energia, sendo que, anualmente, produz o equivalente a 510 000 barris de petróleo por ano. A Rede Elétrica Nacional é o destinatário.
- publicidade -