Fernando Jordão, coordenador da PJ de Leiria, informou que foram detidas duas pessoas no caso da morte da criança de nove anos, desaparecida desde quinta-feira, na Atouguia da Baleia (Peniche).
Foram detidos o pai da criança, de 32 anos, e a madrasta de 38 anos. Ambos incorrem no crime de homicídio e ocultação de cadáver. Ambos estão “fortemente indiciados” dos crimes e como tal “permitiu afirmar a detenção”.
As circunstâncias em que ocorreu o desaparecimento da menina de nove anos foram abordadas em conferência de imprensa realizada esta tarde no Departamento de Investigação Criminal de Leiria.
Segundo Fernando Jordão, a investigação “resulta de permanente troca de informação, noite e dia, em tempo real, o que nos permitiu estabelecer as estratégias que levaram a este desfecho”.
O coordenador deu ainda a conhecer que as forças policiais estão convictas de que o crime terá ocorrido na quarta-feira passada e que “a criança morreu na habitação”. No entanto “ainda não podemos confirmar a causa da morte”.
Por seu lado, o capitão Diogo Morgado, comandante do destacamento territorial da GNR das Caldas, deu a conhecer que houve “mais de 600 elementos activos na procura incessante desta criança”, disse referindo ainda que desde o início houve “um trabalho em estreita colaboração com a PJ”.
Em relação às buscas, o capitão referiu que já tinha sido percorrido uma área
de 3,5 quilómetros e “ainda não tínhamos chegado a essa zona”, onde foi encontrado o corpo da menina de nove anos. “Houve sempre informações passadas pelo pai e por familiares”, disse o militar.
O capitão Diogo Morgado referiu também que em relação às buscas, as pistas Foram analisadas de igual forma”.
Em relação à localização do corpo Diogo Morgado afirmou que houve uma indicação às autoridades, mas o responsável não confirmou se esta foi veiculada pelo pai de Valentina.





