Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 0:33
- publicidade -
InícioProjecto My Machine finalista em prémio de inovação na educação

Projecto My Machine finalista em prémio de inovação na educação

-

A MyMachine Global Foundation foi considerada uma das 15 organizações que melhor promovem a inovação na educação, entre 625 concorrentes. O projecto decorre em Óbidos há quatro anos

Alunos do 1º ciclo inventam e desenham uma máquina que, depois, é transformada, por jovens do ensino superior, em algo que pode ser concretizado por estudantes do ensino profissional. É assim o projecto My Machine, que está a ser desenvolvido há quatro anos por alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, tendo ESAD, CENFIM e CEERDL como parceiros.
O projecto surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e pretende promover a criatividade na educação, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas máquinas. Estas podem ser soluções para resolver problemas da sociedade, ou das próprias crianças, recorrendo à sua imaginação e juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e ensino profissional.
A organização MyMachine Global Foundation foi seleccionada como uma das 15 melhores organizações que promovem a inovação na Educação. Um júri internacional distinguiu 15 organizações, num total de 625, de 10 países, como finalistas do WISE Awards – World Innovation Summit for Education – que é uma iniciativa da Fundação Catar, sob a liderança da sua presidente, Mozah bint Nasser Al Missned, mulher do emir do Catar. Ana Sofia Godinho, chefe de divisão de Educação da autarquia de Óbidos e responsável pelo MyMachine Portugal, considera que esta nomeação “é extraordinária no posicionamento do projecto a um nível global”, revela nota de imprensa.
Nas escolas de Óbidos projecto já envolveu 750 crianças do primeiro ciclo, na concepção da ideia, e foram criadas 30 máquinas. Estas foram depois devolvidas à turma que a idealizou, envolvendo cerca de cinco mil crianças no contacto com as máquinas do MyMachine.
Em Portugal o projecto já se estendeu a Vila Nova de Famalicão e Campo Maior. De acordo com Ana Sofia Godinho, tem sido “feito um trabalho extraordinário na execução do MyMachine e um trabalho em rede entre escolas, universidades e empresas”, destacando que não conhece outro projecto que contribua “de forma tão clara para a construção de uma educação mais inovadora e global”.
O MyMachine tem recebido vários prémios e distinções. No final de 2019 foi distinguido pela HundrED 2020 Global Collection como uma das mais inspiradoras inovações em educação e, em Abril, foi nomeado pela Katerva uma das seis melhores inovações em educação em todo o mundo, apoiando mudanças sustentáveis na comunidade global.  

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.