“Tudo tem um significado”

0
454
Joaquim Duarte
Joaquim Sobreiro Duarte Coach Transformacional e Terapeuta -joaquimduarte@yesdpeople.pt
- publicidade -

Qual é o significado que estás a dar ao que te está a acontecer?
Tudo o que nos acontece na vida pessoal ou profissional tem um sentido. As coisas não nos acontecem por acaso. Faz sentido para ti?
As situações, coisas ou pessoas que se cruzam contigo na vida, têm sempre a verdadeira intenção de permitir que encontres em ti, o SER fantástico que ÉS e que ainda não descobriste.
Suporto tudo isto nas minhas experiências pessoais. Quando há cerca de três décadas atrás, entendi o poder que tinha, sim o poder, o poder de entender que tudo que me acontecia, bom ou mau, tinha o propósito de me ensinar e me preparar para o meu caminho, em função de uma verdadeira missão, que efetivamente ainda não tinha consciencializado. Esta forma de ver e ser ajudou-me a ser um Ser Humano mais tranquilo, mais grato e muito mais atento a tudo o que me acontece. Assim, se aconteceu tem algum significado, vou interpretá-lo de uma forma muito simples que me permita ter poder com muita significância.
Em todos os momentos da nossa vida esta forma de analisar os acontecimentos é válida. Agora, no período em que vivemos é ainda muito mais! Vou desafiar-te a continuares a acompanhar-me nesta partilha porque eu sei que te vai ajudar a interpretares melhor os acontecimento e tomares a decisão de fazeres alguma coisa com isso. Posso contar contigo?
Independentemente da tua atividade ou da tua situação, gostava que fizesses uma pequena investigação aos teus últimos dez anos. O que te aconteceu que entendes-te como algo indesejável ou mesmo negativo, e que agora, ao analisares, consegues ver que teve um impacto muito importante e construtivo na tua vida. Provavelmente se essa situação não existisse, não terias alavancado os teus recursos, até então, adormecidos, para seres quem és hoje ou mesmo, a chegares onde chegaste.
Na altura, poderias não ter gostado do que aconteceu, poderias mesmo entender que não merecias o que estava a acontecer e não o desejavas, mas era o que estavas a precisar. Se refletires de forma tranquila encontras uma ou várias situações assim, não encontras?
Aconteceu que naquele momento estavas deveras associado ao acontecimento e não te permitiste dar outro melhor significado e assim melhor ensinamento. Agora que estás afastado, ou seja, estás dissociado desse acontecimento, já consegues compreender o significado e assim a sua intenção, certo?
Gostaria que esta análise fosse trazida a este momento da tua vida, ou seja, que te dissocies da situação, para teres maior discernimento e encontrares o propósito e intensão do que te está acontecer. E perguntas tu: “como posso fazer isso?”
Vou deixar-te aqui algumas sugestões. Assim:
Como posso sair ainda mais forte desta situação?
Como posso reutilizar o que me está acontecer a meu favor?
O que esta situação me veio ensinar de útil?
Em que é que eu estava a precisar deste acontecimento?
Imagina-te daqui por cinco anos. O que aprendeste com esta situação?
Estas são algumas perguntas, que podem ser feitas para te dissociares do acontecimento e lhe dares o teu verdadeiro significado e, como tal, permitires que esse teu novo significado te ajude a alavancar para encontrares os teus recursos maravilhosos que podem estar adormecidos.
A minha grande intenção com este artigo é permitir um despertar, e acredita, que em mim tocou o despertador e “acordei” para a solução e não fiquei a “ruminar” no problema. E em ti, como foi?
Para ti, que chegas-te até aqui, estou muito curioso em saber como te estás a sentir. Podes partilhar comigo?
Permite-te dar um significado aos acontecimentos por forma a alavancares de forma enérgica e entusiasta a tua vida, continuando a fazer as coisas de forma Simples, Poderosa e Significativa!

- publicidade -