Sensorito é um novo gabinete de terapia ocupacional nas Caldas da Rainha

0
1184
Tânia Gomes é a responsável pelo novo espaço

Espaço vem dar resposta de terapia ocupacional para crianças dos zero aos 12 anos

Abriu no final do mês de setembro, nas Caldas da Rainha, o Sensorito – Gabinete de Terapia Ocupacional Pediátrica.
O Sensorito é um espaço terapêutico delineado para dar resposta a famílias com crianças dos 0 aos 12 anos, com intervenção em terapia ocupacional, baseada em abordagens de Integração Sensorial e Integração de Reflexos, explica Tânia Gomes, responsável pelo espaço.
As instalações, localizadas no número 24A da Rua Sales Henriques, dispõem de um ginásio de integração sensorial, com uma variedade de materiais terapêuticos como baloiços, trampolim, puffs, coluna de luz, piscina de bolas, espaldar e diversos brinquedos.
“A terapia ocupacional atua na prevenção, avaliação e intervenção em crianças com limitações que afetam o seu desempenho ocupacional, habilitando para a ocupação como forma de promover a saúde, o bem-estar e a participação nas atividades do dia-a-dia nos diferentes contextos”, explica Tânia Gomes.

O espaço de ginásio do Sensorito

Desta forma, esta terapia ajuda as crianças a promover o desenvolvimento sensoriomotor, a exploração do brincar, ou a autonomia nas atividades de vida diária, como vestir, a alimentação, a higiene pessoal, mas também na motricidade fina, em atividades como pintar, recortar, ou pegar no lápis, e a motricidade global. Tem ainda benefícios na autorregulação e na capacidade de foco nas tarefas e a interação social.
Para além das terapias, o Sensorito promove atividades, como ateliers sensoriais para bebés e workshops sobre o desenvolvimento infantil. No passado mês de outubro, foi ali apresentado o livro de Tânia Gomes, “O ouriço que só comia bagas vermelhas”, com ilustração de Sandra Ferreira. ■