Acelerar 2030 apresentou-se em Óbidos

0
1202
A sessão em Óbidos contou com um debate que juntou diversas entidades
- publicidade -

O auditório da Casa da Música, em Óbidos, acolheu no passado dia 3 de abril mais uma sessão do Roadshow Acelerar 2030, do programa “Aceleradores do Comércio Digital” financiado pelo PRR, que atribui vouchers a fundo perdido para apoiar as empresas na sua jornada de transformação digital.

Cátia Bernardino, gestora regional da Transição Digital do Oeste, fez uma apresentação do funcionamento da medida, que visa dotar as micro, pequenas e médias empresas das ferramentas necessárias para uma modernização tecnológica. O Acelerar 2030 atribui vouchers no valor de 500, 1.000 ou 1.500 euros – podendo atingir os 2.000 euros em casos específicos – para adquirir serviços como criação de sites, publicidade e marca digital, comércio eletrónico, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), soluções de pagamento digital, proteção de dados, automatização de processos e análise de dados, entre outros. O catálogo conta atualmente com 303 soluções, fornecidas por 38 entidades acreditadas.

Cátia Bernardino destacou que já foram realizados 615 diagnósticos e atribuídos 301 vouchers, num total de 294 mil euros investidos diretamente nas empresas da região. A meta é apoiar até 955 empresas.

- publicidade -

Pedro Espírito Santo, do Politécnico de Leiria (IPL), apresentou os principais resultados de um estudo sobre a digitalização das empresas da Região Centro.

O estudo foi dividido em três grandes áreas: benefícios, tecnologias adotadas e desafios. A esmagadora maioria das empresas reconhece os benefícios da digitalização e os principais ganhos apontados são a eficiência de processos, o aumento de receitas, a redução de custos, a fidelização de clientes e a vantagem competitiva.

Entre os principais desafios identificados, o mais referido foi o custo associado à digitalização. Apesar dos apoios existentes através destes vouchers, muitas empresas enfrentam a necessidade de renovar o hardware. Outro obstáculo relevante prende-se com a resistência à mudança por parte dos funcionários.

- publicidade -