Atelier do Doce cresce no online

0
86
Um dos cabazes temáticos criados pela empresa, por ocasião do Dia do Pai

Vendas através dos canais digitais crescem com datas especiais. Na Páscoa, a empresa teve de aumentar os postos de trabalho para dar resposta

A atividade do Atelier do Doce, uma das maiores produtoras de pastelaria da região, sofreu quebras com o encerramento da restauração e das cafetarias, mas a empresa encontrou no online uma forma de chegar diretamente ao consumidor final. A procura tem sido crescente.
“Temos vindo a tentar adaptar-nos e temos conseguido vender com as diferentes modalidades”, nomeadamente com a loja de fábrica, nos supermercados e a loja online, refere Rui Marques, proprietário da empresa. “O nosso balcão tem faturado”, mas sozinho não seria o suficiente para colmatar as quebras das encomendas para o canal Horeca e dos eventos. É aí que tem entrado a loja online, criada no ano passado e uma aposta que deu… doces.
As vendas neste canal funcionam particularmente bem nas festividades, como o Natal e a Páscoa, e as datas especiais, como os dias dos namorados, do Pai e da Mãe – cuja campanha está prestes a ser iniciada.
A aposta no online, que obriga ao recurso a entregas de encomenda expresso, obrigou a empresa a adaptar os seus produtos e as embalagens, de modo a que tudo chegue em condições perfeitas ao destina, o que nem sempre é fácil quando se tratam de produtos delicados e tão típicos, como é, por exemplo, um pão-de-ló de Alfeizerão.
“Fizemos uma parceria com uma única empresa de distribuição, demos uma formação sobre os cuidados a ter na entrega, e temos pessoas a desenvolverem embalagens para nós”, refere Rui Marques. Este trabalho permite manter o volume de reclamações muito baixo, o que é fundamental para gerar gerar confiança no cliente, o que tem sido conseguido.
A própria linha de produtos está adaptada à venda online. A empresa criou cabazes temáticos e, recentemente, uma linha de bolachas entregue em latas. Tem também kits de bolo de aniversário, que permite ao cliente fazer a montagem final em casa.
As adaptações permitem que os produtos do Atelier do Doce sejam entregues em menos de 24 horas em qualquer parte do país. Os produtos são expedidos até às 18h00 e entregues no dia seguinte até às 13h00, garantindo assim a frescura. Além do território nacional, têm seguido com frequência encomendas para Espanha e Alemanha. O mercado inglês também teve aceitação até à entrada em vigor do Brexit.
Rui Marques acredita que a venda online passará a ser mais um canal de distribuição efetiva da empresa de Alfeizerão, mesmo depois da pandemia, embora não acredite que mantenha os níveis atuais. ■