No jardim da casa da família Braz Gil, junto à manufatura de porcelana, nasce uma área de apresentação e de realização de workshops
A empresa familiar Braz Gil, sediada nas Caldas da Rainha e que se dedica à manufatura em porcelana, inaugurou uma nova área, onde apresenta as peças dedicadas ao Natal.
A nova zona de showroom – fica no jardim da casa da família e que é da autoria do arquiteto Raul Lino – e servirá também para acolher workshops para clientes que queiram aprender a criar ou a pintar uma obra.
“Há muitos interessados em vir aprender e que querem fazer uma peça, pintar ou até executar uma escultura”, disse o responsável pela fábrica Joaquim Braz Gil, acrescentando que há várias formas de criar peças em porcelana e outras tantas para as decorar.
Estes workshops terão início em janeiro de 2023 e serão coordenados pela ceramista Paula Violante. Cada ação terá seis pessoas, que aprenderão diferentes módulos, dando azo à imaginação e à criatividade, aproveitando o espaço do jardim. Este último possui um lago que é agora habitado por cinco carpas Koi, que encantam os visitantes que vão conhecer em pormenor as coleções de Natal desta empresa.
Os participantes nos workshops poderão ainda complementar a aprendizagem com visitas à fábrica “para observar o trabalho que é feito na modelação ou na pintura”, referiu o mentor desta firma, que já soma 26 anos de atividade.
Avô e neta caldense na gestão
“Temos muitas peças novas para exportação e outras da nossa marca”, revelou à Gazeta Joaquim Braz Gil, o empresário que agora divide a gestão da firma com a neta, Inês Braz Gil.
A caldense, de 26 anos, é licenciada em publicidade e marketing e, curiosamente, nasceu no mesmo ano em que foi fundada a fábrica.
“Está a ser uma experiência boa, muito desafiante”, disse a jovem, que há um mês trocou uma multinacional de agências de publicidade pelo negócio da família que se dirige sobretudo ao mercado de luxo. Para já, ainda continua a residir em Lisboa, mas vem todos os dias para a Braz Gil Studio que, neste momento, contabiliza 25 trabalhadores, três dos quais contratados recentemente.
Um dos principais clientes internacionais desta empresa continua a ser a L’Objet, marca que tem várias coleções de porcelana (muitas exclusivas), feitas na Braz Gil e que estão à venda em vários países, em locais como os armazéns ingleses Harrods e Neiman Marcus (EUA).
“Todas as semanas nos pedem mais peças. Esta marca absorve 60% da nossa produção”, referiu o empresário, acrescentando que já são mais de 150 peças para aquela marca que vende no mercado norte-americano, no europeu e também no asiático.
Com a entrada de Inês Braz Gil na gestão da empresa, pretende-se “apostar forte na comunicação e na divulgação da própria marca Braz Gil”, disse o empreendedor, que mantém alguma colaboração, por opção, com alguns museus portugueses e também com a Fundação Gulbenkian.
A empresa tem muitos clientes particulares de vários países, desde o Brasil, Inglaterra, Áustria, França, Alemanha e quase todos os dias aparece alguém que fica “muito surpreendido” com a produção da fábrica caldense.
“Pretendemos apostar forte na divulgação das nossas peças e nas vendas online. Vamos ter um site novo que tem como objetivo alavancar a própria marca”, garantem avô e neta, que, todavia, não pretendem trabalhar apenas para exportação. “Fazemos peças muito complexas e alguns clientes nem sequer divulgam que as peças são feitas por nós”, sublinham.
Além do novo espaço de divulgação das coleções da empresa e da aposta nos workshops, há uma clara intenção de continuar a apostar nos meios digitais.
“Há pessoas que se queixam de que estão aqui tão perto e que não nos conhecem”, contaram avô e neta, os responsáveis por esta empresa que apresenta uma faturação de 750 a 800 mil euros ao ano.
Joaquim e Inês Braz Gil pretendem “reservar uma parte da faturação para o desenvolvimento desta marca que quer continuar a modernizar-se”.
A empresa, que se dedica à produção de peças para o mercado de luxo, encontra-se a celebrar o 26º aniversário e fica na Rua Diário de Notícias, nº 201. A loja da fábrica funciona entre as 08h00 e as 17h00. ■