Joana Sousa mostra uma das t-shirts da Quinze, que conta o início da criação das Caldas

Quinze, assim se designa a marca recentemente criada pela designer caldense Joana Sousa, que tem por base a criação de produtos baseados na história e na identidade da cidade das Caldas da Rainha. Há t-shirts, sacos, peluches e sabonetes, tudo feito na cidade termal

Qualquer cidade tem a sua história, mas nem todas têm uma data exacta e um motivo especial. “Caldas da Rainha tem e a data é 1485. O motivo: uma Rainha e a criação do hospital termal, o mais antigo do mundo”, salienta Joana Sousa, designer caldense, de 22 anos, que é a responsável pela criação da marca Quinze, que alude ao século de fundação desta localidade e propõe produtos como t-shirts, blocos de notas,peluches, sabonetes, peças de cerâmica, sacos e babygrows, decorados com elementos históricos caldenses.
A jovem, que se formou em Design de Produto – Cerâmica e Vidro na ESAD, tendo feito Erasmus em Milão, encontra-se a frequentar o mestrado em Design na Universidade de Aveiro. Para criar as suas propostas foi importante a disciplina de “Produtos Sustentáveis”, na qual a caldense aprendeu que o conceito de sustentabilidade não se restringe apenas ao tipo de material e ao modo de produção “mas também à recuperação de uma história, memória ou recordação do passado”.
A marca, que tem a sustentabilidade e a aposta em produtos locais na sua génese, tem a sede na Rua Rafael Bordalo Pinheiro, nas proximidades do Largo João de Deus, onde antes estava instalada a loja Capelista das Termas.
Naquele espaço, que é também de atelier da designer, podem ser adquiridos os produtos da marca Quinze e que integra as colecções “Era uma vez…”, “As aias da Rainha”,“Ir a banhos” e “Hugga vai às termas”. Cada produto é vendido com uma pequena nota onde consta uma parte relacionada com a história local. Para além da Rainha e do Hospital Termal, há outros ex-libris caldenses que serviram de inspiração como a Praça da Fruta e os Pavilhões do Parque que deram origem a ilustrações de Joana Sousa.
Para arrancar com a marca, a jovem – apoiada pela mãe, a caldense Isabel Vicente – investiu cerca de 2 mil euros. Os preços dos produtos rondam entre os quatro e os 35 euros.
A marca que foi lançada em Novembro passado nas redes sociais terá o lançamento oficial da marca Quinze, previsto para 15 de Maio, decorrerá na Loja do Sr. Jacinto, um dos pontos de venda da marca.