- publicidade -

O IAPMEI divulgou a lista de PME Líder 2019, na qual se incluem 315 empresas do Oeste, o mesmo número do ano passado.
Alcobaça é o concelho mais representado nesta lista, com um total de 77 empresas, mais 14 do que no ano passado. No sentido inverso, Torres Vedras tem menos seis empresas com o “selo” de PME Líder, e passou a ser o 2º concelho mais representado.
Seguem-se Caldas da Rainha e Alenquer, ambas com 34 empresas. No entanto, se em Alenquer há mais uma empresa a ostentar esta insígnia, Caldas da Rainha perdeu cinco.
Relativamente aos sectores de actividade, há dois que se destacam dos restantes.
A maioria das empresas PME Líder 2019 da região Oeste actua no comércio por grosso ou a retalho, num total de 114. O sector que mais se aproxima é o da indústria, com 74 empresas. As 315 empresas do Oeste repartem-se ainda pelos sectores da construção (33), turismo (31), serviços (19), agro-pecuária (18), comércio e reparação de automóveis (9) e extração mineira (5).
Este ano, o IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, os bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, distinguiu 8.557 empresas com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro.
Em Portugal, as PME Líder 2019 representam mais de 36 mil milhões de euros em volume de negócios, são responsáveis por 291 mil postos de trabalho e cerca de 7 mil milhões de euros de exportações, mais 6,6% que no ano anterior.
O comércio, a indústria e o turismo são os sectores de actividade mais representados a nível nacional.

- publicidade -