Campanha da Maçã de Alcobaça fica 30% abaixo do normal

0
314

A colheita deste ano de Maçã de Alcobaça já está a decorrer, mas a campanha deverá ficar cerca de 30% abaixo da capacidade dos pomares da região, anunciou a Associação de Produtores de Mação de Alcobaça (APMA).
A colheita já começou e a chegada dos frutos à maioria dos supermercados também está a acontecer dentro da normalidade “e com excelente qualidade”, nota a associação.
A APMA revela que as expectativas de recuperação das quantidades perdidas nas campanhas de 2022 e 2023 foram goradas e a produção de Maçã de Alcobaça IGP “continua média/ baixa na sua principal variedade Gala, cerca de 10% inferior à campanha passada e cerca de 30% inferior a uma campanha normal”. A associação de produtores realça que houve um acréscimo que ronda os 10% em número de frutos, mas estes tiveram um crescimento mais lento, o que resultou em frutos mais pequenos.
“Esta redução do crescimento deve-se a alterações climáticas”, nomeadamente o aumento da temperatura durante o inverno, “não tendo as plantas, pelo terceiro ano consecutivo, conseguido satisfazer as necessidades de horas de frio para quebrarem com normalidade a sua dormência fisiológica”.
Apesar destas consequências menos favoráveis para o crescimento, para a produtividade e para o rendimento dos produtores, a associação nota que, num plano mais positivo, o menor crescimento resulta “em frutos mais ricos, mais concentrados em sólidos solúveis, em minerais e em fitonutrientes, e como tal em frutos mais uma vez, muito atrativos pelos pigmentos formados, super aromáticos pela extrema riqueza em ácidos orgânicos e açúcares naturais, que no seu conjunto tornam a experiência de consumo agradável e diferenciadora”. ■