José Luiz de Almeida Silva
É preciso ler jornais! É preciso assinar a imprensa escrita! É preciso fazer publicidade nos Jornais!
A imprensa escrita está numa encruzilhada que poderá não conseguir ultrapassar, se a sociedade consciente do seu papel e da sua necessidade, não se afirmar e tomar em mãos a sua sobrevivência.
Cada vez mais as economias locais são sorvidas pelos grandes grupos económicos e pelo sistema financeiro nacional e internacional, cujo desempenho se faz num nível superior, e cuja presença na imprensa mais regional é nula, estando as economias locais cada vez mais descapitalizadas, não conseguindo assumir-se como apoiantes e financiadoras da informação local, o que acontecia antes.
Não estando o Estado Central atento devidamente a este fenómeno, e os poderes locais carentes de estratégia coerente no apoio e defesa desta informação local, privilegiando muitas vezes a comunicação digital, a consequência poderá ser crítica.
Cada cidadão mais consciente no papel que a imprensa escrita local ou regional desempenha, deverá consciencializar-se da crise crescente que se atravessa e cujas consequências a prazo serão irreversíveis. Assim importa fazer o alerta e desafiar os leitores, assinantes e anunciantes a darem um contributo válido, quer apoiando a adesão de novos leitores e a publicação de publicidade local pelo papel que tem na dinamização das economias locais.
Recordamos uma campanha de sucesso que fizemos nos anos 80 do século passado: quem nos quiser apoiar nesta luta pela sobrevivência a prazo ofereça uma assinatura (em papel ou digital) a um familiar ou a um amigo que viva na nossa comunidade ou noutro ponto do país e que conheça a nossa realidade. É uma fórmula simples e ganhadora para todos!!! ■