Chef caldense abriu restaurante na Nazaré

0
228
O chef Diogo Vasques ladeado pela equipa do Caelesti - Tapas Wine Bar

Caelesti – Tapas Wine Bar é o novo restaurante que abriu portas na vila da Nazaré, propriedade do jovem Diogo Vasques

Diogo Vasques já sabia aos 12 anos que queria ser cozinheiro e aos 25 decidiu abrir um restaurante por conta própria, na Nazaré. Situado na Rua Branco Martins, nº 25 B, numa perpendicular à Marginal, o espaço chama-se Caelesti, a denominação latina de Celeste, numa homenagem à avó paterna.
Neste espaço, os clientes podem encontrar as mais diversas tapas, como as de marisco ou ameijoa, mas também o tradicional pica pau. Há comida vegan e uma diversidade de hambúrgeres um tanto originais como o de cozido à portuguesa ou o de bacalhau à Brás.
O chef Diogo Vasques também confeciona massa fresca, mas neste momento ainda só tem disponível uma variedade. No futuro, todos os pratos de massa serão feitos com massa fresca. Há uma aposta também nos vinhos, que podem ser vendidos ao copo, e o barman da casa faz cocktails, alguns deles originais.
Com este projeto, o caldense criou o próprio posto de trabalho e também o do barman Alfredo Soares, da Foz do Arelho. Durante o verão contará ainda com a ajuda da namorada, Taciana Mendes, que é designer gráfica e que concebeu toda a decoração e logótipo do espaço. Atualmente, e tendo em conta as limitações provocadas pela pandemia, o restaurante tem capacidade para 40 pessoas, mas a capacidade total é de 84 lugares. Possui duas esplanadas, uma aberta e uma fechada, e está aberto de terça feira a domingo entre as 12h00 e as 24h00.

O espaço chama-se Caelesti numa homenagem
à avó paterna

O objetivo é ir aumentando a ementa e o sonho de, um dia, ter um restaurante construído de raiz, concretiza o jovem chef Diogo Vasques, que frequentou o curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria durante três anos na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha. Terminada a formação trabalhou como cozinheiro em unidades de referência como o Marriott Praia d’El Rey, DOP- Rui Paula, Sons Tons & Sabores (Caldas), Pestana Palace (Lisboa), Tibino (Foz do Arelho), Aki d’el Mar (Nazaré) e Ramon Ramon, em Óbidos.
“O Diogo é o exemplo máximo daquilo que queremos que acontece, que é um aluno fazer a sua formação, trabalhar no setor durante algum tempo e depois toma a iniciativa de abrir o seu próprio estabelecimento”, salientou o diretor da EHTO, Daniel Pinto, durante a inauguração do espaço. ■