O número de desempregados na região Oeste Norte (Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Alcobaça, Nazaré e Bombarral) registou uma descida homóloga de 24,1% no mês de Maio, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional e atingiu um novo mínimo dos últimos 14 anos.
No final do mês de Maio estavam inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte 5.533 desempregados, menos 1.755 que os registados um ano antes. O desemprego mantém-se, assim, em mínimos dos últimos 14 anos e este é mesmo o valor mais baixo registado nesse período. O valor máximo foi atingido em Março de 2013, com um pico de 12.064 desempregados inscritos no centro de emprego.
Pese embora a sazonalidade que caracteriza o emprego na região, durante 2016 o número de desempregados diminuiu 7,7% no conjunto dos seis concelhos que compõem o Centro de Emprego Oeste Norte, fixando-se então nos 6.419 desempregados. Este valor voltou acima dos 6.500 nos dois primeiros meses do ano, mas no final de Maio o número de pessoas à procura de emprego, acumulado desde o início do ano, já tinha descido 13,8%. Este poderá ser um bom pronúncio em relação ao comportamento do mercado de trabalho na região para este ano, tendo em conta que este tem um pico entre os meses de Agosto e Novembro.
Quase todos os concelhos que compõem o Oeste Norte tiveram uma descida homóloga do número de desempregados acima dos 20%. No entanto, nas comunidades piscatórias (Nazaré e Peniche) a variação foi mesmo superior aos 30%.