O número de empresas encerradas em 2019 diminuiu 39,9% em relação ao ano anterior. Já a criação de novas empresas subiu 4,7% no mesmo período, para mais de 1200. Sem surpresa, devido à dimensão e dinamismo empresarial, Torres Vedras, Caldas da Rainha e Alcobaça são os concelhos da região mais activos tanto na criação, como na dissolução de negócios recentes
Em 2019 foram criadas 1204 novas empresas nos 12 concelhos da região Oeste, mais 4,7% do que em 2018, ano em que nasceram 1150 firmas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mais significativo é, porém, a variação na dissolução de empresas em relação a 2018. No ano passado foram fechados 470 negócios neste território, menos 312 do que no ano anterior, com uma variação homóloga de 39,9%.
A economia da região apresenta uma relação de 2,5 novas empresas por cada uma encerrada.
Na criação de novas empresas, regista-se o aumento de actividade no sector do comércio por grosso e a retalho.
Incluindo a reparação de automóveis e motociclos, neste sector foram criados 254 novos negócios, perto de 21% do total de “nascimentos”. Este é, igualmente, o sector económico no qual se regista o maior número de dissoluções (134), correspondendo a 28,5% do total.
Próximo das 200 empresas criadas surge o sector da construção, no qual se tem verificado uma retoma nos últimos anos. O número de encerramentos neste sector fica próximo dos 60. É também o segundo sector com mais dissoluções.
Com mais de 100 empresas criadas no ano passado surgem ainda os sectores do alojamento, restauração e similares e o das actividades imobiliárias. Este último, apresenta também sinais claros de retoma depois da crise economico-financeira que se iniciou em 2008. Ainda se aproxima das 100 novas empresas o serviço de consultoria.
Há, ainda, a destacar o facto de apenas dois sectores de actividade económica registarem mais encerramentos que nascimentos. Na educação, fecharam 11 negócios e abriram apenas 8. Na indústria extractiva, não foi criada nenhuma empresa, mas encerrou uma.
TORRES VEDRAS NA FRENTE
É nos três concelhos de maiores dimensões do Oeste, Torres Vedras, Caldas da Rainha e Alcobaça, que se criaram e encerraram negócios no ano passado. Naqueles três concelhos verificam-se 55,7% dos nascimento e 58,9% da morte de empresas.
Entre os concelhos com maior tecido empresarial é Alenquer que apresenta melhor relação entre criação e dissolução de empresas, com uma relação de 3,5 para 1.