Frubaça é a maior cooperativa do distrito de Leiria

0
777
notícias das Caldas

A Frubaça – Cooperativa de HortoFruticultores (Alcobaça) é a 18ª maior cooperativa do país em volume de negócios e a maior do distrito, segundo o ranking das 100 Maiores cooperativas divulgado, há dias, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
No ano de 2018, aquela entidade, que tem 144 trabalhadores, apresentou um volume de negócios de 19,9 milhões de euros.
O concelho de Alcobaça, aliás, surge muito bem representado nesta listagem, ocupando por completo o “pódio” do distrito de Leiria.
A Cooperativa Agrícola dos Criadores de Gado da Benedita é a 22ª maior cooperativa do país, com uma facturação de 18,4 milhões de euros. A empresa tem 34 trabalhadores, foi fundada em 1970 e é a segunda maior de Leiria, seguida pela Cooperfrutas – Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça, entidade que surge a nível nacional na 64ª posição, com vendas na ordem dos 9,1 milhões de euros. Esta empresa, fundada em 1998, tem 76 trabalhadores.
No que diz respeito ao Oeste, a Granfer – Produtores de Frutas, empresa do concelho de Óbidos, criada em 1986, com 125 trabalhadores, e que em 2018 apresentou vendas de 7,1 milhões de euros, é a 83ª maior a nível nacional.
Segue-se a Frutalvor – Central Fruteira, do concelho das Caldas Rainha, que faturou 6,7 milhões de euros em 2018. A empresa tem 84 funcionários e está na 89ª posição a nível nacional, dois lugares acima da Cooperativa Agrícola do Bombarral, uma das cooperativas mais antigas do país, que apresentou vendas de 6,6 milhões de euros no exercício analisado pela CASES.
No que respeita às maiores cooperativas no crédito, a Caixa de Crédito Agricola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém é a 10ª do país, com um total do activo líquido de 358,5 milhões de euros, enquanto a Caixa de Crédito Agricola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche surge na 13ª posição, com um activo líquido de 332,1 milhões de euros.
No ramo da cultura, o Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade que detém o Externato Cooperativo da Benedita, é considerada a segunda maior do país. Com 114 trabalhadores, apresentou um volume de negócios de 2,9 milhões de euros.
No que respeita às pescas, a OPCENTRO – Cooperativa de Pesca Geral do Centro, do concelho de Peniche, é a 4ª maior do país, com 20 trabalhadores e vendas de 1,6 milhões de euros.