Galeria-boutique El Capitan abriu na Foz do Arelho

0
866
Zahra Aghamiri produz diferentes tipos de arte com preocupações ambientais

A galeria de arte e loja de roupa fica situada no n.º 7A do edifício Ocean Palace, na Rua Visconde de Morais, Foz do Arelho

Situada na zona de lojas do edifício Ocean Palace, junto à rotunda do barco, na Foz, encontra-se a galeria de arte e boutique El Capitan, onde o lema é: “obras de arte nas paredes e moda nos corredores”.
A artista e proprietária, Zahra Aghamiri, com dupla nacionalidade, estado-unidense e iraniana, mas que possui igualmente sangue malaio, concretizou, em maio, o sonho de ter a sua própria galeria de arte. “Sou artista de profissão e de formação, e sempre tive a minha carteira de clientes, mas desejava ter um espaço onde pudesse mostrar a minha arte. Finalmente, isso aconteceu em Portugal”, contou. “Vim para a Foz do Arelho em agosto de 2021 com o meu marido [inglês] e a minha filha, que nasceu em Espanha, e entretanto já tivemos outro filho. Queremos que eles cresçam aqui”, acrescentou.
Zahra passa o seu tempo na galeria, aberta das 10h00 às 20h00, todos os dias, e, três vezes por semana, faz maratonas de 36 horas a produzir arte, no estúdio em sua casa. Pinta quadros com cera sobre seda, representando a natureza, que são exemplares únicos, e produz arte com recurso ao digital, de cidades ou praias portuguesas.
“Tudo é feito do zero até ao final do processo aqui na Foz. Para a arte impressa, uso um papel de alta qualidade de origem europeia e uma tinta resistente. Para as pinturas sobre seda, uso uma técnica com dois mil anos em que a cera atua como barreira para depois aplicar a pintura à prova de água”, explicou.
Zahra e o marido, Mark, têm vivido em diferentes países desde que se conheceram, possuindo um grande amor por viajar, daí a escolha do nome El Capitan. “Adoro viajar por Portugal, o país tem tanto para oferecer e as suas paisagens inspiram-me”, comentou. E histórias como a de uma estrangeira que se emocionou com um quadro sobre o Bom Sucesso, pois fê-la recordar a vez em que lá tinha estado aos sete anos, ou a de um casal alemão que levou para o país de origem uma pintura da Foz, por ter sido onde se conheceram, num casamento, enchem o seu coração.
Há ainda as t-shirts para crianças e adultos, de algodão orgânico, sobre as quais Zahra coloca impressões à base de água e sem qualquer adição de produtos químicos, dos desenhos digitais. Pode acompanhar o seu trabalho na página de Instagram @elcapitanart. ■