Designer Guilherme Clichê apresentou a sua marca de roupa, inspirada nas férias e também nesta zona do país
Grizo, assim se chama a marca de roupa do designer Guilherme Clichê, de 22 anos, que foi apresentada a 4 de agosto na Loja do Sr. Jacinto. Salvo raras exceções, os dias de férias do Oeste são frescos e, como tal, Grizo alude a esse “friozinho” que os oestinos bem conhecem e que tanto se verifica nas manhãs, assim como à noite.
Outro dos conceitos desta marca são as férias sem fim (Endless Vacations) e, por isso, as tonalidades das peças são claras e nos bordados há palmeiras e outros elementos relacionados com a praia.
“Temos preocupações com a qualidade dos materiais e também com a sustentabilidade, algo que hoje em dia é uma obrigação”, disse o jovem que veio viver para as Caldas ainda miúdo.
O seu nome é Guilherme Lopes mas como designer assina, e é conhecido, por Guilherme Clichê. Estudou Design Gráfico no Colégio Rainha D. Leonor e prosseguiu para o curso de Design na Universidade de Évora. Foi no último ano do secundário que criou a sua marca e agora, finalizada esta fase da formação académica, voltou às Caldas e à Grizo.
A marca vende t-shirts, sweat-shirts, polos, calções de praia, bonés e até já foi criado um cinzeiro. Foi ainda criada à mão uma toalha de praia, pelo artista plástico Pedro Feio, amigo do mentor da Grizo.
Neste momento, Guilherme Clichê está dedicado ao desenvolvimento da marca, que faz as suas vendas on-line e marca presença nos meios digitais. “Estamos sonhadores quanto ao futuro”, disse o designer que fez questão de fazer esta festa de apresentação para dar a possibilidade às pessoas de sentir a qualidade das peças de roupa da nova marca.
O designer, que tem contado com a ajuda dos seus amigos para valorizar a Grizo, está já a pensar em novas coleções com novas peças que, tal como as que já existem, são, na sua maioria, unissexo.
“Queremos apostar na apresentação de novas propostas com alguma regularidade”, disse Guilherme Clichê que, para já, continuará a apostar em peças que se destinam a vivenciar em pleno o período de férias e de lazer.
As peças da Grizo custam entre os 30 e os 66 euros e quase todas são bordadas nas Caldas da Rainha. Guilherme Clichê sublinhou ainda que o bordado é uma forma de decorar a roupa “que fica para sempre”.
E tanto há t-shirts com um bordado de barracas da praia com as suas riscas coloridas como as da praia da Foz do Arelho ou outras cujo desenho é similar à baía de S. Martinho do Porto. ■