Hotel, golfe e casas na Estrada Atlântica

0
452
Projeto prevê uma mudança total do cenário na Estrada Atlântica

Promotores do projeto, com mais de dez anos, têm reunido com a autarquia caldense

Um hotel de cinco estrelas com, no máximo, 240 camas e campo de golfe, mais de 300 apartamentos e moradias turísticas e 527 lotes divididos em seis aldeamentos são o projeto dos irlandeses da Pinterpod Ltd. para a zona da Estrada Atlântica, no concelho das Caldas.
Tal está expresso no quadro síntese da planta de implantação na autarquia.
O projeto abrange uma grande área na zona imediatamente a seguir à saída da rotunda, ao lado do Green Hill e desse lado da via (não do lado do mar), numa extensão até à zona traseira das pedreiras.
A Pinterpod Ltd. é uma empresa irlandesa, que adquiriu a massa falida e que, segundo o vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, “apresentam uma perspetiva consciente”.
“Estamos a falar de muitos postos de trabalho e o empreendimento tem grandes exigências do ponto de vista do aproveitamento da água”, revelou o autarca, esclarecendo que é um “caminho de grande respeito pelo ambiente, com reciclagem da água, criação de charcas naturais” e que “vai fazer uma requalificação de uma área que está de alguma forma abandonada”. Por outro lado, vai permitir ao território do concelho um alargamento da oferta turística num setor onde praticamente não tem presença.
O processo arrastou-se muito tempo porque “houve um diferendo entre sócios de uma empresa que chegou a litígio em tribunal, mas que estão ultrapassadas, existe comprovação da propriedade”, garantiu.
A Pinterpod é proprietária desde 2022 de 239 prédios (terrenos)na Foz do Arelho que abrangem uma área muito significativa do Plano de Pormenor que foi aprovado há anos e que está válido. ■