Infusa conquista prémio nacional

0
508
Ana Filipa Ferreira tem os campos em Óbidos e a produção nas Caldas

A infusão de Lúcia Lima da Infusa foi premiada como a melhor erva aromática a nível nacional. Empresária da região trouxe três medalhas

A Infusa, marca criada pela obidense Ana Filipa Ferreira, foi premiada com três medalhas no 8º concurso nacional de ervas aromáticas tradicionais, promovido pelo programa Qualifica e CNEMA.
Além de uma medalha de ouro, a Infusão de Lúcia Lima foi mesmo considerada o “Melhor dos Melhores”.
A empresária, que tem os campos agrícolas em Óbidos e a produção nas Caldas, no edifício do Caldas Empreende, trouxe ainda mais uma medalha de ouro para casa, relativa à tisana de cidreira, laranja e canela.
“Faço sempre o melhor que consigo e que sei, mas é importante ter um especialista a reconhecer a qualidade dos produtos”, realça a empreendedora. “Isto mostra que estou no caminho certo”, concluiu.
Ana Filipa Ferreira conta que, dado que a empresa é relativamente recente, “tinha esperança” de obter uma medalha ou uma menção honrosa, mas não estava à espera de receber medalhas de ouro e, muito menos, o prémio do “Melhor dos Melhores”.
O prémio, esse, passa pela possibilidade de utilizar a medalha no rótulo dos produtos, mas também pela cedência de um stand gratuito na Feira Nacional de Agricultura do próximo ano. “Sempre quis fazer mercados e ainda quero”, disse a produtora, recordando que a marca era para ser lançada no Bazar à Noite, antes de este ser suspenso pela pandemia. “Li na Gazeta que vai regressar e quero estar presente”, afirmou.
A Infusa tem vindo a crescer paulatinamente. “No Natal houve um grande pico”, justifica. Para isso terá contribuído o facto de ter criado produtos para oferta, como os preparados para o vinho quente.
Para este verão a novidade são os preparados para a sangria, um de frutos vermelhos e outro tropical. “Estão a ter muito sucesso”, conta a empresária, que também pensou em lançar um preparado para a receita tradicional de sangria.
Outras novidades são os preparados para a água aromatizada e duas novas tisanas (uma de abacaxi e gengibre e outra de amora e mirtilo).
Atualmente Ana Filipa Ferreira já produz 30 plantas diferentes.
Curiosamente, no dia antes de sair o resultado do concurso, a empresária foi contactada pelo barman caldense João Sancheira para utilizar esta lucia-lima (agora premiada) no concurso mundial.
Além do site, nas Caldas os produtos da Infusa estão atualmente à venda nas Azeitonas do Oeste, na Garrafeira Bago d’Ouro, na Loja Identidade de Óbidos e na mercearia Les Frenchies. No futuro a empreendedora gostaria de ter um espaço de vendas que permitisse dar a provar os seus produtos.