O espaço comercial abriu na semana passada e alia os produtos alimentares à decoração de autor
O casal Celso e Iara Charelo chegou às Caldas da Rainha, oriundo de Curitiba (Brasil), em dezembro do ano passado para se juntar ao filho e à nora, que já residiam na cidade. Aposentados, decidiram apostar no comércio local e abriram, no passado dia 22 de setembro, a Loja Gregory, situada na Travessa da Cova da Onça, nº 10 A, especializada em mercearia e decoração brasileira.
No espaço é possível encontrar uma diversidade de produtos típicos da gastronomia e doçaria do país irmão, desde chocolates à paçoca de amendoim, passando por uma variedade de aperitivos salgados e doces. Há também trigo de quibe, polenta e outros ingredientes utilizados na culinária brasileira.
Lado a lado com estes produtos estão autênticas obras de arte criadas por Iara Charelo, algumas delas em massa biscuit (um material muito usado para fazer peças artesanais para enfeites de festas e objetos para decoração de casa e que é também conhecida como porcelana fria pois seca naturalmente). Outras peças são feitas em papel EVA, como é o caso de bonecas, algumas delas para enfeitar canetas, e outras de grande dimensão, ou imans para colocar no frigorífico. Há ainda outras com fins utilitários, como recipientes para guardar objetos, para colocação do telemóvel, o rolo de cozinha ou mesmo cestos para colocar os ovos na cozinha. Iara Charelo já tinha experiência na área, sobretudo de decoração com massa biscuit, pois chegou a ter duas lojas e dava formação a outros artesãos. Nesta loja está disponível para fazer trabalhos personalizados, em que o cliente encomenda a decoração que pretende consoante a finalidade.
O casal quer perceber as preferências dos consumidores para melhor adequar a sua oferta
A loja, que recebeu o nome do filho do casal – Gregory – ainda será complementada com mais produtos de origem brasileira. “Irá chegar em breve mais mercadoria, com produtos tradicionais, mas não podíamos estar à espera para abrir”, contou a comerciante, destacando que pretendem também perceber quais são as preferências dos consumidores locais para adequar a sua oferta e responder adequadamente a alguns pedidos que possam chegar. “Vamos “sentir” o comércio e adequar a oferta”, sintetiza Celso Charelo, explicando que os produtos são importados diretamente do Brasil, podendo alguns demorar mais algum tempo a chegar.
A Loja Gregory funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h00 e das 13h30 às 19h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00. Fica situada na Travessa da Cova da Onça, nº 10 A. ■